Governo avalia os primeiros 120 dias de administração

Até  esta quarta-feira, 11, os secretários e diretores de órgãos da administração direta do governo, vão discutir as metas previstas para o período


avaliacao_dos_120_dias_de_governo_foto_sergio_vale_5.jpg
avaliacao_dos_120_dias_de_governo_foto_sergio_vale_2.jpg
O governador Tião Viana disse que há um esforço intenso para a realização de ações de governo e uma determinação de buscar um diálogo maior com a população (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Toda a equipe de governo esteve reunida desde a manhã desta terça-feira, 10, no centro de treinamento da Diocese de Rio Branco para avaliar os primeiros 120 dias de governo. O evento contou com a participação do governador Tião Viana, do prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, dirigentes partidários, parlamentares e representantes de instituições do governo federal.

Até esta quarta-feira, 11, os secretários e diretores de órgãos da administração direta do governo, vão discutir as metas previstas para o período, bem como o percentual de realizações e as medidas que serão tomadas para retomar tudo aquilo que, por uma ou outra situação, não pode ser realizado.

O governador Tião Viana afirmou que, de um modo geral, ele está satisfeito com desempenho de todas as secretarias. Ele acompanhou a explanação de todas as secretarias que foi feita a partir de um programa de computador onde são apresentadas as ações, meta e o percentual de realização de cada secretaria, órgão ou instituição. “Estamos percebendo que algumas secretarias não alcançaram um bom percentual de metas, mas notamos, também, que isso se deu, em muitos casos, por conta da previsão de metas ter sido muito maior do que a capacidade de realização. Vamos partir agora para uma readequação”, afirmou o governador.

Tião Viana disse que há um esforço intenso para a realização de ações de governo e uma determinação de buscar um diálogo maior com a população. “Estamos voltando nosso olhar para quem mais precisa”, afirmou o governador.

O senador Jorge Viana (PT), que exerceu o mandato de governador por dois mandatos, disse que o governo de Tião Viana está de parabéns por levar tão a sério a gestão e a responsabilidade de ser gestor público. “No Brasil, em quase todas as administrações, seja governo, seja prefeitura, não é assim que acontece. Acontece o que a gente chama de gestão de baixa responsabilidade, onde as pessoas não prestam conta, não estabelecem metas, não avaliam qual o grau de responsabilidade que elas têm”, disse Jorge Viana. O senador argumenta que aqueles que estão no projeto da Frente Popular do Acre, que já governa o Estado desde 1999, têm um grau de responsabilidade bem maior. “Nós somos de um grupamento político que tem cobrado, ao longo dos anos, uma mudança radical no Brasil e no mundo ao longo dos anos”, completou.
O também senador Aníbal Diniz (PT), lembrou que o local onde se realiza as discussões de avaliação, o centro de treinamento da Diocese de Rio Branco, tem uma simbologia especial, pois, foi ali, que no início dos anos de 1980, começou a se formar no Acre os movimentos populares que culminou a ascensão ao poder, na prefeitura de Rio Branco e no governo do Estado. “Nesse ambiente aqui, em 1980, a gente começava também, as discussões nas comunidades eclesiais de base sobre a importância da consciência política e da participação nos movimentos sociais. Após tantas reuniões, hoje nós temos um resultado desse aqui, que é a avaliação de 120 dias de um governo iniciando, mas, também, de doze anos de um projeto vitorioso”, disse Diniz.

O empresário Leandro Domingues, presidente da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio), elogiou o governo do Estado e sua atuação nos primeiros 120 dias de administração. “Os empresários de diversos setores estão muito satisfeitos, pois nós estamos vivendo uma expectativa de grande crescimento”, afirmou o empresário. “Está prestes a ser inaugurada a rodovia Transoceânica, que vai abrir novos mercados para a nossa economia. A Zona de Processo de Exportação que é um novo motivador de desenvolvimento regional extremamente importante e nós estamos acreditando que ela será uma das primeiras a funcionar no país, que talvez sirva de modelo para os Estados que estão há muitos anos emperrados com esse projeto e não vão adiante. Por tudo isso, nós estamos esperançosos”, pontou Domingues.

O prefeito Angelim disse que o relevante nesse processo que está sendo realizado não é a avaliação, mas o momento que o governo reúne todos os seus gestores discutir a administração pública. “Esse é o momento de pactuar compromissos, é assistir e consolidar compromissos com a comunidade, persistir em algumas metas, rever outras, mas principalmente, discutir como fazer melhor”, afirmou o prefeito.

As avaliações estão sendo feitas agrupadas em eixos temáticos. O primeiro a ser discutido nesta terça-feira foi o do desenvolvimento sustentável e, em seguida, o de desenvolvimento social. Nesta quarta-feira estão previstas as discussões sobre os demais eixos da administração do Estado, que são os de infraestrutura, segurança pública, educação e saúde.

fonte:portldogoverno