Tereré faz mal a saúde?

O tereré é uma bebida do pantanal paraguaio utilizada com a finalidade de filtrar a água salobra encontrada na região, na época da estiagem e também usada com fins medicinais. Hoje é referência da cultura sul-mato-grossense e divide opiniões com relação ao efeito no organismo.
   Estudos científicos já realizados mostram que o tereré possui substâncias que trabalham como estimulante, atuam como tônico digestivo, ajudam na reposição mineral, protegem o organismo contra doenças degenerativas e aceleram o processo de cicatrização.
   Porém em altas doses, provoca insônia, irritabilidade, nervosismo e até taquicardia (batimentos cardíacos irregulares). Outra agravante é que o tererê contém cafeína, elemento que, segundo pesquisas, inibe a absorção de cálcio, de ferro não-heme (ferro encontrado nos vegetais) e de tiamina (vitamina B1), o que prejudica o crescimento de crianças. Por isso, não é bom dar a bebida a elas.
 O nome científico da erva-mate é llex paraguariensis, mas, existem os nomes populares como mate, chá-mate, chá-do-paraguai, chá das missões, congonha, cononheira, erva, mate-legítimo, erva-de-sãobartolomeu, orelha-de-burro e erva-senhorita. Em guarani, é chamada de caá.