Nosso Banner. Confira galera!!!!

Empresa Triunfo fez barragens e represou mananciais no ramal Cachoeira

Imac notifica empresa Triunfo por construir passagens de caminhões onde não deveria 

madeira_riozinho_dentro_fotoColonos estavam convivendo com represamento de mananciais (Foto: Divulgação)
O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) notificou a empresa Laminados Triunfo para que num prazo de 72 horas faça a desobstrução do riozinho do Rola e do Igarapé Vai-se-Ver, ambos no ramal Cachoeira, distante 84 quilômetros de Rio Branco.

A empresa Triunfo foi denunciada pelos moradores da região. Para facilitar, a retirada da madeira de um projeto de manejo, a empresa decidiu fazer barragens nos mananciais e garantir a passagem dos caminhões carregados com as toras.

No Riozinho do Rola, o maior afluente do rio Acre, a empresa colocou barro em 35 metros de um barranco para outro, deixando apenas um pequeno espaço para a água passar.

No Igarapé Vai-se-ver, colocou pedaços de troncos de árvores e dezenas de carradas de barro até conseguir fazer uma barragem no igarapé, chegando a represar a água.

Agentes do Imac foram até o local, na manhã desta quinta-feira e verificaram o dano ambiental.

Depois seguiram até o final do ramal onde fica o acampamento da empresa.

O gerente do plano de manejo, Walteir Costa, recebeu a notificação para retirar o barro do leito dos mananciais e recuperar a área atingida.

Walteir informou que o material seria retirado apenas no final de outubro, mas como foi notificado vai começar os serviços o mais rápido possível.

A empresa Triunfo tem autorização do Governo do Estado para manejar a área do seringal São Bernardo por 35 anos. A média de corte por mês chega aos 15 mil hectares, ou 3.570 árvores.

O diretor de fiscalização do Imac, Paulinho Viana, informou que os agentes fizeram uma vistoria no manejo da empresa e ficou constatado que não existem irregularidades.

“O único problema que encontramos foi a obstrução dos mananciais. Se a empresa corrigir não vai sofrer sanções. Caso não recupere a área, vamos aplicar multas com valores altos”, afirmou.
Fonte agazeta.net

Lançamento do Bloco AI SE EU TE PEGO, veja nossos modelos e opine!!!




Câmeras de segurança teriam flagrado 'suposto anjo' na Indonésia

Cena foi filmada em uma praça em Jacarta. (Foto: Reprodução/YouTube)Uma luz brilhante flagrada no dia 11 de setembro por câmeras de segurança em uma praça em Jacarta, na Indonésia, tem intrigado os moradores. Alguns acreditam que a imagem luminosa seria um anjo, mas, para outros, uma criatura alienígena, segundo o jornal on-line "Examiner".

Cena foi filmada em uma praça em Jacarta.
Outros afirmam que luz brilhante seria criatura alienígena.

Cena foi filmada em uma praça em Jacarta. (Foto: Reprodução/YouTube)
Luz brilhante tem intrigado os moradores. (Foto: Reprodução/YouTube)Luz brilhante tem intrigado os moradores. (Foto: Reprodução/YouTube)DO G1
"Meu primo estava na praça naquela noite, e as pessoas que testemunharam a cena ficaram conversando sobre isso a noite inteira. É real. Eles viram uma luz brilhante descendo do céu, batendo no chão e depois desaparecendo", disse Pramana Abbas.

Aos futuros governantes de Senador guiomard.

Não precisamos de mais políticos e sim de pessoas dispostas a ajudar o povo. Não precisamos de sopa e nem de atendimento medico uma vez por mês, não precisamos de atenção só nas pré-candidaturas a sucessões estaduais ou municipais, e nem queremos governantes saindo da cartola só no ano anterior as eleições.
Queremos novos nomes, pessoas disposta a trabalhar honestamente  e atuar durante todo o mandato pelo povo,não queremos vereadores nas suas fazendas cuidando do seu rebanho enquanto ganha o dinheiro da população,isso chega a ser uma vergonha municipal.Chega de falsidade,se não quer trabalhar saia, deixe novos nomes surgirem na política.
2012 estar chegando e já e hora de mudar. Não caia na mesmice, mude o cenário político de Senador Guiomard. Observem as  propostas, as idéias novas,inove em 2012, exija mais do seu candidato,conheça melhor o seu plano de administração e viva a democracia. 

GATA DO BLOG DENILSON ALMEIDA

Fama de Lula passou do limite




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 65, recebeu hoje (27) mais um título honoris causa. Desta vez, foi concedido pela universidade francesa Sciences Po. Com esse, já são sete títulos.

Ele foi entregue em homenagem à sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social de seu País. "É para mim uma grande honra recebê-lo, e ainda maior porque sou o primeiro latino-americano", declarou Lula na cerimônia, referindo-se ao fato de que o instituto premiou pouqu[issimas personalidades.

Leia também:

Imprensa brasileira foi à França reclamar de premiação a Lula



O Sciences Po foi fundado em 1871 e premiou apenas 16 pessoas em toda a sua existência. Antes de Lula, apenas um ex-presidente havia recebido o mesmo título, no caso, o tcheco Vaclav Havel, em 2009.

Durante a cerimônia, diante de um auditório lotado de estudantes e personalidades políticas, como o ex-primeiro ministro português, José Sócrates, Lula criticou a postura das instituições financeiras dos Estados Unidos e da Europa, que preferiram se esconder no início da crise econômica de 2008 e demoraram para responder à ela.

Em entrevista a estudantes brasileiros da instituição, Lula ressaltou o papel do jovem na política. “Um jovem não tem direito de desanimar nunca, sobretudo com a política. Qualquer pessoa, até eu posso desanimar porque já estou mais perto do céu do que da terra. Agora um jovem, quando não estiver acreditando mais em nada, ele tem que entrar na política porque ele pode ser a coisa boa que falta na política de um país”, declarou o ex-presidente brasileiro. Para exemplificar, citou a Primavera Árabe lideradas por jovens.

Lula considerou o título um reconhecimento para seu País. “Eu acredito que é muito mais do que uma homenagem pessoal; representa o reconhecimento do esforço que o povo brasileiro fez pra que a gente pudesse construir a democracia que construímos e (alcançar) as conquistas sociais que o Brasil obteve. É uma homenagem a 190 milhões de brasileiros”. Do blog com agencias
Do blog João Rego 

Google comemora 13 anos com doodle especial


Já se passaram 13 anos que a Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, e a empresa mantém-se como um colosso que revolucionou (e ainda está revolucionando) a tecnologia. De uma simples página de busca para uma gigante com um portfólio diversificado, e que hoje é amarca mais valiosa do mundo, e uma das maiores empresas do planeta, segundo a Forbes.
Parabéns, Google! (Fonte da imagem: Reprodução)
O Doodle de comemoração faz referência a festinhas de aniversário típicas da idade, e apresenta o antigo logotipo da empresa, com a fonte diferente e o botão de exclamação no final. Parabéns Google! Desejamos muitos anos (de evolução tecnológica), saúde (financeira), e claro, sucesso em todos os futuros lançamentos.

Tudo sobre a Google

Confira os principais artigos que o Tecmundo produziu sobre a gigante de Mountain View:
Como eram os primórdios do Google
Google é capaz de sobreviver até a um ataque alienígena
Os doces do Android [infográfico]
11 coisas que o Google faz e você não sabia
A Google está onde você menos imagina [infográfico]
5 motivos que tornam o Google um verdadeiro vilão
Como a Google ganha dinheiro?
As compras da Google [infográfico]
11 coisas que você não sabia sobre a Google
9 investimentos da Google que você nem imagina
O futuro do mundo de acordo com os resultados do Google


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/google/13710-google-comemora-13-anos-com-doodle-especial.htm#ixzz1Z7lICJeL

Polícia procura bandido igual a Ronaldinho Gaúcho

bandido-r10-metrato falado de invasor que assustou idosa na Carolina do Sul é a cara do dentuço


A polícia de Anderson, na Califórnia do Sul, divulgou o retrato falado do suspeito de invadir a casa de uma senhora no começo deste mês.

A descrição foi baseada no testemunho da idosa e revela uma pessoa com dentes incisivos protuberantes, usando um gorro de lã.

A gente achou esquisito porque isso aconteceu na madrugada do dia 11/09 e, neste dia, o Ronaldinho estava em campo, defendendo o Flamengo pelo Brasileirão.

No estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ), o time do dentuço perdeu de 2 a 1 para o Atlético-PR (sim, veja aqui) , mas foi ele quem bateu o escanteio que resultou no gol de honra do time carioca.

Se não fosse por esse álibi, o dentuço estaria entre os suspeitos.

FONTE R7.COM

Total de desempregados no mundo é de 200 milhões, aponta OIT


É o maior índice registrado em momento mais crítico da crise atual.
Relatório conjunto entre OIT e OCDE foi divulgado nesta segunda-feira.

Da EFE
A desaceleração da economia mundial pode gerar um forte aumento no desemprego em 2012 nos países do G20 (grupo das maiores economias avançadas e emergentes, do qual o Brasil faz parte), afirma relatório conjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado nesta segunda-feira (26).
Devemos atuar agora para reverter a desaceleração no crescimento do emprego e resistir à perda de postos de trabalho"
Juan Somavia, diretor-geral da OIT
O documento afirma que a taxa de desemprego diminuiu durante 2010, embora de forma moderada, mas ressalta que o total de desempregados no mundo é de 200 milhões, o maior índice registrado durante o momento mais crítico da atual crise econômica.
O relatório, elaborado a pedido da presidência do G20, foi divulgado em Genebra na reunião ministerial do grupo, que acontece entre esta segunda e terça-feira em Paris.
Para o futuro, a OIT e a OCDE acreditam que se as taxas de crescimento do emprego continuarem no nível atual de 1%, não será possível recuperar os 20 milhões de empregos que os países do G20 perderam desde que a crise de 2008 começou, e as perdas ainda serão significativas em 2012.
"Devemos atuar agora para reverter a desaceleração no crescimento do emprego e resistir à perda de postos de trabalho. É absolutamente indispensável dar prioridade ao trabalho decente e investir na economia real", afirmou em comunicado o diretor-geral da OIT, Juan Somavia.
Cooperação mundialSomavia defendeu uma cooperação a nível mundial, a retomada dos compromissos feitos nas cúpulas do G20 de Pittsburgh e Seul e o foco nos empregos de qualidade durante a recuperação.
O relatório afirma que o emprego deveria crescer a uma taxa anual de pelo menos 1,3% para chegar a 2015 com um nível similar ao registrado antes da crise. Essa taxa permitiria criar cerca de 21 milhões de empregos adicionais por ano, recuperar os postos de trabalho perdidos desde 2008 e absorver o aumento da população em idade laboral.
Entretanto, o relatório indica que o emprego crescerá a uma taxa de apenas 0,8% até o final de 2012, o que impede o retorno aos índices anteriores a crise.

Os ministros de Trabalho dos países do G20 discutirão em Paris a promoção do pleno emprego, o trabalho de qualidade e o respeito aos direitos trabalhistas fundamentais.
"Necessitamos investimentos destinados ao crescimento das empresas na economia real e à geração de trabalho decente", afirmou Somavía, para quem "a criação de emprego deve se transformar em uma das principais prioridades macroeconômicas".
A OIT e a OCDE falam de "crise persistente do emprego" que exacerba os problemas estruturais e se traduz em um alto desemprego juvenil e uma incidência maior do desemprego de longa duração.
Fonte G1.COM.BR

Moradores da AC-40 fecham rodovia no km 18

Comunidade quer um semáforo no local, para evitar mais atropelamentos


Moradores_da_AC-40_fecham_rodovia_no_km_18Moradores do quilômetro 18 da AC-40, no trecho para o município de Senador Guiomard, promoveram um manifesto, interditando a rodovia por mais segurança, nesta segunda-feira, 26.

Eles querem mais segurança, sobretudo, para evitar mais acidentes no local. Na semana passada, ao menos duas pessoas morreram no local, onde funciona a escola de ensino fundamental Rosalina da Silveira. Entre as vítimas está o idoso Antonio da Silva, de 75 anos, que era aluno do curso de jovens e adultos na parte da noite.

Nesta manhã, estudantes, professores e moradores reivindicaram um semáforo para o local, já que os motoristas não respeitam a faixa de pedestres.

A reportagem de Agazeta.net constatou o desrespeito com os pedestres locais.

Uma boa semana

Uma boa semana amigos
Que nesta semana todos possam realizar seus objetivos
Um grande Abraço

Público lota Mineirinho, em BH, para ouvir sucessos do rei Roberto Carlos


Artista agradeceu presença dos fãs e relembrou sucessos da Jovem Guarda.
Coral e orquestra regida pelo maestro Eduardo Lages acompanharam o rei.

Fernanda BresciaDo G1 MG
Cerca de 14 mil pessoas lotaram o Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, para ouvir os sucessos de Roberto Carlos na noite deste sábado (24), segundo os organizadores. O rei cantou acompanhado de um coral e de uma orquestra com 16 músicos e três vocais, sob regência do maestro Eduardo Lages.
Roberto Carlos sauda público mineiro durante show em BH (Foto: Fernanda Brescia/G1)Na abertura do show, Roberto Carlos saudou o público mineiro (Foto: Fernanda Brescia/G1)
O evento é a primeira apresentação do cantor após o show especial realizado no anfiteatro Sultan’s Pool, em Jerusalém, em Israel.
Orquestra e banda acompanharam o rei (Foto: Fernanda Brescia/G1)Orquestra e banda acompanharam o rei (Foto: Fernanda Brescia/G1)
Ao subir ao palco, o rei agradeceu a presença do público. "Que prazer estar aqui mais uma vez no famoso, maravilhoso Mineirinho. Obrigado por terem vindo", disse.

Um problema técnico no som tirou Roberto Carlos do palco por alguns instantes, mas ele retornou com aplausos dos fãs ao som de "Além do Horizonte".
Rei entregou as tradicionais rosas para os fãs (Foto: Fernanda Brescia/G1)Rei entregou rosas vermelhas e brancas para os fãs (Foto: Fernanda Brescia/G1)
O rei investiu em sucessos como “É proibido fumar”, “Lady Laura, “Amor perfeito", “Jesus Cristo”, “Nossa Senhora”, “Como é grande meu amor por você” e também cantou a música permanente em todos os roteiros: “Emoções”. O artista surpreendeu ao cantar "Pensamentos". "Uma canção que eu não cantava há muito tempo", disse.
Durante o espetáculo, o artista, que canta desde os 9 anos, relembrou momentos da carreira e comentou sobre os tempos da Jovem Guarda . Antes de cantar "Proposta", o rei disse que percebeu que suas canções sempre tematizavam o amor, mas não o sexo e, por isto compôs esta música.
Ao fim do evento, o artista distribuiu as tradicionais rosas brancas e vermelhas aos fãs e agradeceu novamente. "Obrigado por esta emoção", falou.
Fonte G1

Bombeiros suspendem combate ao incêndio no Rola Moça, na Grande BH

O Corpo de Bombeiros suspendeu na noite deste domingo (25) os trabalhos de combate ao incêndio que atinge desde sexta-feira (23) o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, entre Brumadinho e Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com os militares, cerca de 80% da reserva já foi destruída.

Segundo militares, cerca de 80% da vegetação do parque foi destruída.
Copasa disse que abastecimento deve ser normalizado durante a noite.

Incêndio atinge o Parque Estadual do Rola Moça, na Grande BH, desde sexta-feira (23). Neste domingo bombeiros disseram que cerca de 80% da vegetação da reserva já foi destruída (Foto: Reprodução TV Globo)Incêndio atinge o Parque Estadual do Rola Moça, na Grande BH, desde sexta-feira (23). Neste domingo bombeiros disseram que cerca de 80% da vegetação da reserva já foi destruída (Foto: Reprodução TV Globo)Fonte G1

Sinalização em Senador Guiomard

Os principais pontos de Senador Guiomard estão recebendo sinalização. Em frente as escolas,locais onde a um grande movimento de crianças também estão sendo colocado sinalização, esta iniciativa ajuda a evitar acidentes de trânsitos e dar mais segurança as pessoas que trafegam pela rua todos os dias,já que os condutores de automóveis não respeitam os pedestres. Esta iniciativa e sim de muita importância para o município.




Um lugar esqueçido pela administração de Senador Guiomard

Um lugar esquecido pela  administração publica de Senador Guiomard.Esta e a situação de uma área de esporte no bairro São Francisco, a mesma não tem se quer a placa de inauguração , que com o passar dos tempos foi deteriorada.A falta de manutenção do local deixa os moradores sem uma opção de lazer naquele bairro, as crianças ainda brinca com traves improvisada, pois e o momento de distração para as mesmas.Tanto se fala em praticar esporte que faz bem a saúde, e quando se procura um local olha o que se encontra.
Essas crianças poderiam ter ai, uma escolinha de futebol, por exemplo, que alem de ajudar no crescimento e desenvolvimento da criança também lhe proporcionaria mais qualidade de vida, quem sabe dessa área de esporte ai poderia sair um grande atleta de Senador Guiomard.





Lugar onde ficava a placa de inauguração da praça



AJUDE ESTA FAMILIA

Lixo nas ruas de Senador Guiomard

Lixo vem se aglomerando a dias na rua D bairro Amoty Pascoal, a população joga o lixo na beira da rua que vai se amontoando formando quase que um lixão. Essa cena se repete na frente de quase todas as casas do bairro Amoty, o povo junta o lixo de seus terrenos e sem ter onde jogar  despeja na rua.
Um morador que não quer se identificar informou que ao limpar seu quintal procurou a secretaria de obras do município para que os responsáveis pela limpeza das ruas ajuda se ele a jogar o lixo no lixão da cidade,mas segundo ele, a burocracia foi muito grande, colocarão muita dificuldade e por isso ele não procurou mais a secretaria e simplesmente vem jogando o lixo ali mesmo na rua .
Vale lembrar que estamos perto de começar as chuvas e ai vem a dengue, se ate  lar este lixo e outros por ai não forem removidos, teremos um grande problema com a saúde da população, o mosquito da dengue adora um lixo assim cheios de garrafas e outros recipientes que acumulam água, fica mais fácil a  reprodução do mosquito e o aumento de casos de dengue será confirmado nos hospitais e postos do município.
A placa colocada pela prefeitura proibindo o povo jogar o lixo no local não e respeitada, mas se eles não jogarem o lixo na rua vão jogar onde?dentro da prefeitura? só se for dentro da prefeitura,pois se a prefeitura não recolher o lixo ele só vai se amontoar cada vez mais.






SENADOR GUIOMARD E SEUS PROBLEMAS.

Em breve.
SENADOR GUIOMARD E SEUS PROBLEMAS.
MATÉRIAS QUE NENHUM PORTAL OU BLOG DO MUNICÍPIO JÁ MOSTROU.



       AGUARDE

Facebook reformula perfil para "contar a vida" do usuário em uma página


 Facebook anunciou nesta quinta-feira (22), durante o F8 (evento anual realizado nos Estados Unidos para desenvolvedores), a reformulação do site de relacionamentos. Com as alterações, segundo Mark Zuckerberg, fundador da rede social, o Facebook quer organizar as informações do usuário de modo que o perfil na rede “conte” a história de sua vida. O recurso estará disponível a partir desta quinta para alguns perfis e estará liberado para todos, em algumas semanas.
Será como uma “Timeline” (linha do tempo) na qual os usuários poderão ver, por exemplo, as imagens que um perfil exibiu em determinado ano. “A timeline é a história de toda sua vida. Uma espécie de blog da vida real”, definiu Mark Zuckerberg, durante a apresentação.
A mudança na rede social trará, basicamente, três tipos de informações: o conteúdo compartilhado com os amigos, os aplicativos que o usuário utiliza e “uma nova forma de expressar quem você é”, que consiste em um sistema melhor de organização de dados.
Com o recurso timeline, é possível, por exemplo, visualizar uma mapa que mostra os lugares que as pessoas costumam frequentar ou mesmo ver a “história da vida de alguém” apenas por imagens.
Na configuração da timeline, será possível configurar, além de sua imagem de perfil, uma foto maior chamada “Cover Photo” para que o usuário mostre algo que represente sua personalidade.  Durante a apresentação, Zuckerberg mostrou sua página no Facebook com a “Cover Photo” de seu cachorro. “Desenhamos a timeline de modo que ela seja sua ‘casa’”, disse.
Na sequência, com a mudança de 2008, o usuário conseguia ter uma noção do que seus contatos fizeram e compartilharam recentemente. E agora, com o “timeline”, será possível ter a história completa da vida de pessoa. O recurso estará disponível na versão web da rede social e na versão para dispositivos móveis.
Para explicar o novo design da página, Mark dividiu a evolução do Facebook em três partes. Na primeira fase da rede social, em sua fundação, o perfil do usuário passava informações comuns nos primeiros cinco minutos de conversa (os usuários informavam dados básicos como nome, onde estuda, quando nasceu, etc.).
Aplicativos para músicas e filmes
Além dessas mudanças, Zuckerberg contou que o Facebook neste ano alcançou um novo recorde: a marca de meio bilhão de usuários navegando pelo site em um só dia.
O Facebook também anunciou novas funcionalidades de aplicativos baseados em consumo de entretenimento, como músicas, vídeos e jogos. Agora, as ações dos usuários serão classificadas como verbos unidos aos substantivos, em vez de apenas "curtir". Ex.: "Carlos está lendo Harry Potter", em vez de "Carlos curtiu Harry Potter". De acordo com Zuckerberg, a funcionalidade segue a ideia do “compartilhamento transparente”, com aplicativos "Open Graph". Com eles, será possível atualizar a timeline sem precisar “entrar  nela”, ou seja, automaticamente a partir de serviços parceiros do Facebook.



Por meio da plataforma norte-americana Spotify (não disponível no Brasil), o usuário pode compartilhar as músicas que está ouvindo com os contatos, que poderão acompanhar em tempo real a atividade. O mesmo deve acontecer com outros parceiros, como Hulu, Flixster, Netflix, DirectTV, Miso.
O recurso estará disponível para teste para alguns usuários a partir desta quinta e abrangerá, em um primeiro momento, aplicativos relacionados à música, filmes e TV.
Do uol.com

Dia Mundial Sem Carro incentiva o uso do transporte público

No Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quinta-feira, diversas ações com a intenção de incentivar o uso do transporte público e conscientizar motoristas sobre os acidentes de trânsito ocorrem em cidades do País. Em São Paulo, as nove faixas reversíveis, que funcionam na Avenida Radial Leste, Avenida Luiz Dumont Vilares, Ponte das Bandeiras, Ponte da Casa Verde, Ponte dos Remédios, Ponte João Dias e Avenida Giovanni Gronchi, operam como Faixas Solidárias, ou seja, o motorista que estiver com um ou mais passageiros no carro tem preferência para circular nesses locais.

Na cidade de São Paulo, faixas exclusivas de ônibus e ciclovias começam a funcinoar nesta quinta-feira

Foto: AE
Dia Mundial Sem Carro icentiva o uso do transporte público
“A faixa solidária é uma tentativa de colaborar com o tráfego, de fazer com que os usuários façam uma carona programada e que mais carros possam ser deixados em casa. Os motoristas amanhã serão orientados por agentes e por faixas que já colocamos nos principais pontos de acesso”, afirma Eduardo Macabelli, diretor de operação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Outra medida é a ampliação da Faixa Exclusiva de Ônibus na Radial Leste. A partir desta quinta-feira, a via terá 11,4 quilômetros de faixas exclusivas, sendo que no sentido bairro o funcionamento será de segunda a sexta-feira das 10h às 23h e, no sentido centro, a faixa funcionará 24 horas.
Mais uma Faixa Exclusiva de Ônibus será implantada neste Dia Mundial Sem Carro, na Mooca, zona leste de São Paulo. A Faixa será feita na Rua Almirante Brasil e funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h.
Com a previsão do aumento do número de pessoas que podem usar o transporte público hoje, a SPTrans ampliou o horário de pico de funcionamento dos ônibus em duas horas. O pico da manhã será das 5h às 9h e o pico da tarde será das 15h30 às 21h. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também ampliou o horário de pico dos trens nas seis linhas, acrescentando cerca de 33% viagens a mais do que as normalmente programadas para a manhã e o fim da tarde.
Foto: AEAmpliar
Ciclista divide Avenida Paulista, em São Paulo, com carros e motos
Incentivo às bicicletas
A partir de hoje, mais uma ciclovia começa a funcionar em São Paulo. A ciclovia/rota interliga a Estação Butantã, da Linha 4 do Metrô, com a Cidade Universitária, pelo portão principal da USP, na Zona Oeste da cidade. O trecho, de 840 metros, abrange a Avenida Vital Brasil, Rua Engenheiro Bianor, Praça Monte Castelo, Rua Gaspar Moreira e a Avenida Afrânio Peixoto. O percurso tem sinalização vertical e horizontal, sendo 560 metros de ciclorrota (compartilhamento da rua com automóveis) e 280 metros de ciclovia (espaço restrito a bicicletas).
“O Dia Mundial Sem Carro é uma referência para que todos nós possamos compreender a importância de implantar as políticas públicas que dispensem o uso de carros e invistam em transporte público de massa. Muitas pessoas poderão utilizá-la, inclusive, alugando bicicletas na estação de Metrô”, disse o prefeito Gilberto Kassab.
Trânsito Consciente
Para tentar conscientizar o motorista, carros sinistrados (danificados depois de acidentes) estão expostos em pontos da cidade. Entre 6h e 13h, os carros são expostos na Avenida dos Bandeirantes, sob o viaduto Santo Amaro, na Avenida 23 de Maio, acesso à Radial Leste, na Praça Orlando Silva e na Ponte da Casa Verde. Das 14h às 20h, os veículos ficam no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, na Praça Charles Miller, na Ponte Cruzeiro do Sul e na Praça Campos de Bagatelle.
Desde segunda-feira (19), a Polícia Militar de São Paulo lançou a campanha “Trânsito Consciente”, com a intenção de reduzir 10% das mortes em acidentes em um período de seis meses. Em 2010, quase cinco mil pessoas morreram e cerca de 140 mil ficaram feridas em acidentes de trânsito; a taxa, mais de 11 mortos por 100 mil habitantes, é maior do que o número de mortes em homicídios, menos de 10 mortes por 100 mil habitantes, explica o Capitão Paulo Oliveira, porta-voz do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) do Estado de São Paulo
Além disso, crianças de escolas cadastras junto ao CPTran participam de mini cursos. Elas circulam, em bicicletas, em um espaço todo sinalizado com semáforos, faixas e placas. Os motociclistas também são alvo da campanha e, por isso, um posto em Santo Amaro foi montado, onde eles podem passar e fazer revisão dos equipamentos de segurança da moto e dos documentos.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, ações também estão sendo realizadas neste Dia Mundial Sem Carro. Em todas as 35 estações de metrô das Linhas 1 e 2 cartazes e avisos sonoros incentivam a população a deixar o carro em casa e usar o transporte público. Até o fim de setembro, um trem do metrô vai circular com adesivos de automóveis, simbolizando o número a menos de carros nas ruas, 1.200, com o uso do metrô.
A partir de hoje, mais três bicicletários gratuitos começam a funcionar nas estações São Francisco Xavier, Vicente de Carvalho e Catete. Já existem na cidade outros bicicletários em oito estações, totalizando cerca de 200 vagas.
O bicicletário pode ser utilizado no horário de funcionamento do metrô, das 5h à meia-noite, de segunda a sábado, e das 7h às 23h, aos domingos e feriados. Nos fins de semana e feriados, o embarque de bicicletas é permitido no último carro de cada trem, sem restrição de horário. 
Do Ig.com