“Trote” mobiliza equipes de resgate para atender supostas “vítimas fatais”

Indignado, os agentes dos Bombeiros pediram para as pessoas não cometerem esse tipo de brincadeira de mau gosto
Ângela Rodrigues, da Agência ContilNet
A notícia mentirosa causou grande mobilização das equipes de resgate/Fotos: Selmo Melo
A notícia mentirosa causou grande mobilização das equipes de resgate/Fotos: Selmo Melo
O ônibus da empresa Real Norte, que faz a linha para o município de Porto Acre, tombou no km 10, sentido Rio Branco, por volta das 18h de sexta-feira (16).

Um desconhecido passou pelo local horas depois do acidente e num gesto irresponsável acionou a equipe do Corpo de Bombeiro, informando por telefone, que dentro do ônibus existiam pessoas pressas às ferragens, em estado gravíssimo.

A notícia mentirosa causou grande mobilização da equipe dos Bombeiros, duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e agentes da polícia técnica e militar foram enviados ao local, onde constataram o trote.

De fato, o ônibus estava tombado à margem da estrada, mas dentro não havia ninguém, tão pouco feridos. Apenas o motorista foi encontrado no local, aguardando o resgate da empresa para remover o ônibus.

Indignado, os agentes dos Bombeiros pediram para as pessoas não cometerem esse tipo de brincadeira de mau gosto, pois no momento que várias equipes são deslocadas para um atendimento mentiroso, outras pessoas podem morrer em decorrência da falta de atendimento de urgência.

O cidadão que for pego realizando ligações telefônicas falsas ou ameaçadoras, no conhecido trote está passível de enquadramento em crime de extorsão (Art. 158 do Código Penal Brasileiro), ficando sujeito à penalidade de reclusão de quatro a dez anos.