Meu Brasil, brasileiro

Meu Brasil do descobrimento
Da Carta de Caminha
Do Monte Pascoal
De Pedro Álvares Cabral
De Portugal
Dos coronéis.

Meu Brasil de um belo país tropical abençoado por Deus.
Das Irmãs Dulces.

Meu Brasil da escravidão
Da exclusão
Do preconceito
Do racismo
Do bóia-fria
Da pobreza

Meu Brasil do “Criança Esperança”
Das sérias ONG’s

Meu Brasil das privatizações
Do monopólio
Da globalização
Do Mercosul
Do desemprego
Da inflação

Meu Brasil do Betinho, do Henfil
Do Ayrton Senna

Meu Brasil do Impeachment
Do mensalão
Da corrupção
Dos caçadores de marajás
Da lavagem de dinheiro
Da CPI

Meu Brasil das grandes associações sociais e culturais
O povo ordeiro e humilde.

Meu Brasil da violência
Da impunidade
Da fome
Dos torturadores da Ditadura
Da má distribuição de renda
Dos “caras pintadas”

Meu Brasil da fartura de esperança
Da irmã Zilda Arns

Meu Brasil dos “partidos em cima do muro”
Da seca no nordeste
Das desigualdades sociais
Das favelas
Da dívida externa
Da falta de vergonha

Meu Brasil dos pouquíssimos políticos sérios
Dos trabalhadores ousados guardiães do nosso progresso
Meu Brasil do Real
Do Cruzado Novo
Da UFIR
Do Cruzeiro
Do Dólar
Da CPMF

Meu Brasil do solo rico (espoliado pelo lucro e ambição do capital)
Da esperança nascente nos olhos de cada brasileiro

Meu Brasil do menor abandonado
Da Reforma Agrária
Do Plano Verão
Do esquadrão da morte
Do Regime Militar
Das migrações

Meu Brasil dos Chico Mendes, dos Dorivais Caymmi, dos Jorges Amados
Do futebol, do vôlei... dos esportes

Meu Brasil da Floresta Amazônica
Da Mata Atlântica
Da FUNAI
Dos rios poluídos
Das queimadas
Dos desmatamentos

Meu Brasil das creches, dos orfanatos
Da ORDEM
Do PROGRESSO
Da ESPERANÇA VIVA
Que ainda resta dentro de nós.

BRASIL DA JOVEM GUARDA.


de Genivaldo Pereira dos Santos
Floresta Azul - BA - por correio eletrônico