Paraguai tem o pior resultado econômico da América Latina em 2012

O Paraguai terminará no presente ano com o pior resultado econômico na América Latina, segundo um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI).


A análise dessa entidade colocou também ao país na lista de 22 países do mundo, cuja economia se contrairá até o final de 2012.

A informação concretizou que o próprio Banco Central do Paraguai e várias consultoras privadas tinham advertido a preocupante situação do Produto Interno Bruto (PIB), o qual fechará neste ano com cifras negativas, calculadas em princípio em menos de 1,5%.

O complexo panorama atribuiu-se a produção agrícola nacional, assinalada pelo Banco em uma redução de 26% em relação com o passado ano.

Tal situação tem a ver, entre outros elementos, com a baixa do 47% na produtividade do rubro da soja, fundamental para as exportações paraguaias, calculada em quatro milhões de toneladas para a safra 2011/2012. O estudo publicado recalcou que neste ano a crise na atividade da soja provocou uma redução sensível na atividade dos portos vinculada a ela.

Com Prensa Latina