Jogador Adriano e segurança são denunciados por tiro dentro de carro

adriano acareação carro (Foto: G1/TV Globo)Adriano e Adriene no dia da acareação na
delegacia, no ano passado (Foto: G1/TV Globo)

O jogador de futebol Adriano foi denunciado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) por lesão corporal, pelo tiro que feriu um dedo da mão de Adriene Cyrilo Pinto, disparado dentro do carro do atleta em dezembro de 2011, na saída de uma boate na Barra, na Zona Oeste. O ex-policial Júlio Cesar de Oliveira, segurança do atleta, que também estava no veículo e seria o dono da arma, também foi denunciado.
A Justiça marcou a audiência de instrução e julgamento para o dia 13 de dezembro, às 13h, no 9º Juizado Especial Criminal (Jecrim) da Barra. Se condenados, os dois podem pegar de dois meses a um ano de prisão.
O disparo
O incidente ocorreu na Avenida das Américas, próximo ao InfoBarra, após Adriano e Júlio Cesar deixarem uma boate em Jacarepaguá, com outras quatro mulheres convidadas a irem à casa do jogador. De acordo com a denúncia, oferecida pelo titular da Promotoria de Justiça Márcio Almeida Ribeiro da Silva, Júlio Cesar carregava a arma registrada em seu nome, da marca Taurus, tipo pistola, calibre 40, o que seria de conhecimento de Adriano.Ainda de acordo com a denúncia, os acusados deixaram de observar o dever mínimo de cautela e criaram o risco da ocorrência de lesão corporal no momento em que Julio Cesar se omitiu do dever de cuidar da arma. “Inerte diante das ‘brincadeiras’ feitas pelo denunciado Adriano com a arma de fogo, o primeiro denunciado Julio permaneceu negligenciando o risco de lesão que tal comportamento poderia causar”, descreve o texto da denúncia.
Tentativa de acordo
No último dia 6, terminou sem acordo a audiência preliminar entre o jogador, o segurança e Adriene, no 9º Jecrim. De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a audiência ocorreu sem a presença de Adriene, que alegou problemas de saúde. Além disso, segundo o TJ-RJ, "foi oferecida a Júlio Cesar e Adriano a proposta de acordo com a vítima e a opção de transação penal, que consistia no pagamento de 30 e 150 salários mínimos, respectivamente, porém os dois recusaram".
O Ministério Público alegou, na ocasião, que tinha até 15 dias para decidir se iria oferecer ou não denúncia contra o jogador e o ex-policial.
A audiência havia sido marcada após estudo do inquérito conduzido pela 16ª DP (Barra da Tijuca), que apontou diversas falhas nos laudos periciais, por ausência de informações técnicas relevantes para o esclarecimento do caso.
Por isso, o promotor intimou a vítima Adriene a prestar esclarecimentos. Ouvida no dia 19 de setembro, Adriene manteve as duas declarações prestadas no inquérito. Segundo ela, Adriano estava no banco traseiro e manuseou a arma que era de propriedade do ex-policial.
Mudança no depoimento
A vítima afirmou que mudou parte de seu primeiro depoimento apenas porque se sentiu muito pressionada e ainda por ter recebido a promessa de que o jogador pagaria as despesas médico-hospitalares. Anteriormente, jovem havia dito que ela mesma fez o disparo dentro do carro do jogador.
Segundo informações recebidas pelo promotor, o hospital que atendeu Adriene está cobrando na Justiça as despesas. A assessoria de imprensa do jogador teria afirmado à direção da unidade que ele não se responsabilizaria pelo pagamento.
Fonte: G1