Títulos e prêmios: Seleção domina Copa das Confederações

Não há exagero nenhum em dizer que seleção brasileira pode ser sinônimo de Copa das Confederações. A competição, evidentemente, não tem o mesmo glamour da Copa do Mundo, mas o retrospecto do Brasil nela é excelente. Além dos três títulos (1997, 2005 e 2009), outros números coroam a história da Seleção no torneio.
- Para o torcedor, criticando ou gostando, nós somos a Seleção. Independentemente do estado onde jogarmos, temos de incentivar quem estiver buscando o quarto título brasileiro na competição. O Brasil já ganhou três vezes. É recordista também na Copa das Confederações – disse recentemente Felipão.
Sem participar das duas primeiras edições, em 1992 e 1995, o Brasil estreou na Copa das Confederações em 1997, quando conquistou seu primeiro título. Nessa mesma edição, Romário foi o artilheiro, com sete gols, e Denílson ganhou o prêmio de melhor jogador da competição naquele ano.
Na edição seguinte, em 1999, o Brasil chegou até a decisão, mas perdeu do México. Por outro lado, com seis gols, Ronaldinho Gaúcho foi o artilheiro e também levou a Bola de Ouro do torneio. Só que as duas Copas das Confederações que vieram depois não foram boas para a seleção brasileira.
Ronaldinho Gaúcho na seleção brasileira (Foto: AFP)Ronaldinho Gaúcho foi o artilheiro da Copa das
Confederações em 1999 (Foto: AFP)
Em 2001, na Coreia do Sul e no Japão, o Brasil terminou na quarta colocação. E em 2003, na França, a Seleção sequer passou da primeira fase do torneio.
História bem diferente da escrita nas últimas duas edições. Campeão em 2005, na Alemanha, e em 2009, na África do Sul, a seleção brasileira teve também, nessas duas oportunidades, o artilheiro e o melhor jogador da competição. Na primeira, Adriano, com cinco gols, foi o goleador e levou a Bola de Ouro.
Na última edição, na África do Sul, Luís Fabiano é quem foi o artilheiro, com cinco gols. E Kaká, ainda em alta na época, levou o prêmio de melhor jogador do torneio.
Neste ano, a Copa das Confederações será no Brasil, de 15 a 30 de junho. A estreia da seleção brasileira está marcada para o dia 15, contra o Japão, em Brasília. Pelo Grupo A, o time verde e amarelo ainda encara o México, dia 19, em Fortaleza, e a Itália, no dia 22, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Essa edição já é considerada uma das mais especiais, por conta do número de campeões do mundo presentes. São eles Brasil, com cinco títulos, Itália, com quatro, Uruguai, com dois, e Espanha, com um.
brasil copa das confederações 2009 (Foto: Getty Images)O capitão Lúcio levantou o troféu de campeão da Copa das Confederações em 2009 (Foto: Getty Images)
Fonte: G1.com