Presidiário é diagnosticado com leptospirose


A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) divulgou essa semana o resultado de exames realizados no presidiário Keli Gomes de Souza, 26 anos, encaminhado no último sábado, 7, para Rio Branco com os membros inferiores adormecidos. O laudo comprovou que o preso estava infectado pela bactéria causadora da leptospirose.
A situação é preocupante, tendo em vista que, nos últimos meses cinco pessoas foram acometidas pelos mesmos sintomas, dessas, três eram presidiários, dos quais dois morreram. As outras duas pessoas que também morreram eram moradoras da comunidade Continuação, no Paraná dos Mouras.
O laudo comprova que além de Keli, a moradora da comunidade e um dos presos que morreram também estavam com leptospirose. Já a primeira ocorrência está sendo diagnosticada em Belém (PA), com previsão de resultado para daqui a 60 dias.
“Essa é uma doença que tem cura, mas se não tratada pode vir a acometer muitas vidas. Nós temos nos preocupado principalmente e relação a unidade prisional, a orientação é de ter a higiene maior, mas o que está causando a atração maior desses roedores é um esgoto externo que precisa ser repensado.”, explicou Charles André, coordenador Regional de Saúde no Juruá .
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente principalmente na urina de ratos. Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas.
Adaptações site ORB