Dilma tem aprovação de 73% dos brasileiros

Pesquisa mostra que o governo da presidente teve aprovação de 56%
Os três primeiros meses do governo da presidente Dilma Rousseff tiveram aprovação de 56% dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (1º) pelo Ibope.
No levantamento, 27% dos entrevistados avaliaram o começo de Dilma como "regular" e 5% como "ruim" ou "péssimo".
Sobre a atuação pessoal da presidente Dilma, 73% a aprovaram como chefe do governo, e 12% desaprovaram. A confiança nela alcança 74%, não confiam 16%.
O resultado assemelha-se ao que constatou outro instituto duas semanas atrás. O Datafolha mostrou que a aprovação de Dilma alcançava 47% nos dias 15 e 16 de março. Na mesma época, em 2003, Lula obtinha 43% de "ótimo" e "bom", conforme o instituto.
A expectativa com relação ao governo no resto do mandato cresceu. Antes de Dilma assumir, em dezembro, 62% dos entrevistados achavam que a presidente faria um governo ótimo ou bom. Agora, 68% estão com o mesmo otimismo.
Entre os que acham que a gestão será regular, o índice se manteve em 19%. Diminuiu a porcentagem dos que acham que o governo será ruim ou péssimo: em dezembro, eram 9% e agora são apenas 5%. Nesta pesquisa, de março, 10% não souberam responder.
A pesquisa Ibope, realizada a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria), ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 20 e 23 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e a taxa de confiança é de 95% (em 100 pesquisas semelhantes, apenas 5 trariam resultados destoantes).
Aprovação é maior que de Lula
O início do governo de Dilma obteve aprovação maior que o de seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto 56% dos brasileiros avaliam bem a atual gestão, em abril de 2003, o índice era de 51%.
No início do mandato de Lula, 33% consideravam a gestão dele regular e 16% ruim ou péssimo.
O resultado ainda mostra que a nova presidente obteve aprovação inicial maior que todos os ex-presidentes desde que Itamar Franco assumiu. Em abril de 2007, após a reeleição, Lula obtinha 49% de avaliação positiva sobre seu governo.
fonte r7