Mães no cárcere

Escrito por Textos: Val Sales Fotos: Regiclay Saady  

Um relato do cotidiano das mulheres que são mães nos presídios acreanos. A alegria da maternidade e a dor da separação aos seis meses


Vida nova depois da prisão

Quando indagada sobre o que irá fazer depois de cumprir pena, a maioria dos reeducandos (homens e mulheres) é enfática: trabalhar, estudar e refazer a vida. Essa também foi a resposta de todas as mulheres entrevistadas, e a afirmação é sempre sincera, mesmo havendo casos em que a pessoa volta a cometer os mesmos crimes.
Para as mães que dão à luz na prisão, a dor do afastamento dos filhos se torna o combustível potente para impulsioná-las a um futuro sem reincidência no crime. O restante da população carcerária se agarra a qualquer oportunidade de trabalho para se manter distante do presídio, sendo que as mulheres sofrem maior cobrança por parte da sociedade e delas próprias.

Isolada da família pela perda da liberdade, parte significativa delas acaba desenvolvendo algum tipo de depressão no cárcere. Os momentos de contato com o que ficou do lado de fora do presídio ocorrem às quartas-feiras, com a visita dos familiares, e quintas, com a visita íntima dos cônjuges.

O instituto abriga atualmente 119 presas que cumprem pena no regime fechado e 20 no semiaberto (passam o dia fora e dormem no presídio). 85% do total cumprem pena por tráfico de drogas e o restante, por furtos e homicídios.
CARTA A UMA MÃE PRESA

Vou contar um pouco da história de mães que por não pensarem acabaram perdendo sua liberdade.
Mães e mães estão sofrendo hoje por causa de uma vida de ilusão que elas próprias escolheram.
Uma vida que não as levou a lugar nenhum. Muitas se envolveram com drogas, outras com roubos, outras com homicídio, outras com assaltos, enfim, essa vida do crime é totalmente enganadora, não passa de uma grande ilusão - te dá coisas prazerosas, mas são apenas por alguns momentos. Você flutua ao usar drogas, viaja em um mundo que não existe, acha que usando drogas vai conseguir se esconder dos problemas, mas na verdade está cavando um buraco negro muito grande, não só dentro de você, mas durante toda uma vida se não procurar se arrepender, e aí poderá ser tarde demais.
Mais uma vez é confirmado que o crime não compensa, e as drogas, pior ainda. Mães, vamos lutar e se arrepender de toda essa vida passada que vivemos, um mundo errante e cheio de coisas negativas.

Vamos de cabeça erguida batalhar por uma vida melhor, por uma vida digna de ser vivida!
Vamos à procura de um futuro bom. Vamos sonhar, fazer planos maravilhosos e concretizá-los! Ao sairmos desse lugar, vamos fazer diferente e mostrar primeiramente a nós mesmas que somos capazes de mudar e de se incluir novamente na sociedade.
Mãe, antes de fazermos qualquer coisa errada, temos que pensar milhões e milhões de vezes, para não chorar o leite derramado mais tarde!
Mães, essa tempestade um dia vai passar. Estamos apenas pagando por coisas que fizemos lá atrás, então já está na hora de agirmos com inteligência e não plantarmos mais sementes ruins. Vamos plantar sementes novas para colhermos frutos bons mais na frente.
Mães, ao invés de viajarmos nas drogas, vamos viajar em nossos filhos, que estão lá fora nos esperando com um sorriso carinhoso e inocente, pois eles precisam muito de nós. Todo filho precisa estar ao lado de sua mãe, para ter a proteção, amor, enfim, tudo que uma mãe pode dar ao filho. Nem um amor abaixo de Deus é igual ao amor de uma mãe.

Mais uma vez volto a repetir: o crime não compensa. Assaltos, roubos te dão dinheiro, mas roubam a sua liberdade. Mãezinhas, vamos usar esse lugar para pensarmos no que vamos fazer lá fora, pois em breve todas iremos sair, cada uma terá a sua vez. Basta ter paciência, pois cedo ou tarde a vitória chegará.
Tenho a total certeza de que há muitas mães aqui dentro que choram amargamente a distância de seus filhos. A saudade aperta o coração e as lágrimas rolam em nossos rostos. Só quem é mãe pode explicar o que é estar longe de seu filho.
Eu sou uma dessas mães que choram e sonham todos os dias no lindo momento em que vou poder estar junto com a minha princesinha, que é uma bênção do Senhor, pois, através dessa princesinha, Deus tem me dado força para continuar essa luta.
Deus fez aparecer novamente em meu olhar um brilho que há muito tempo eu não tinha, fez aparecer em meu rosto marcado um sorriso verdadeiro, e ao falar de minha filhinha, esse sorriso reaparece em meu rosto.

Eu nunca tive o amor de uma mãe, assim como muitas não tiveram, por isso, vou dar todo o amor à minha filhinha.
Hoje eu posso dizer que vou ser muito feliz futuramente, não importa o que estou passando aqui dentro, pois todo sofrimento que passo, assim como muitas, um dia tudo vai acabar e vamos ter momentos felizes.
Quando estou triste, procuro viajar intensamente na minha linda menina e logo fico feliz! Hoje sei que conheço o verdadeiro amor, porque eu aprendi a amar e tenho certeza de que posso ser amada. Vou amar bastante minha filha para futuramente ela também me amar.
O verdadeiro amor hoje existe dentro de mim e o sofrimento só aumenta minha coragem. Eu e minha filha sofremos juntas aqui dentro, mais graças a Deus ela é uma criança cheia de saúde e muito amada por todos, inclusive pelas policiais e agentes, todas gostam muito dela e eu fico muito feliz por saber que minha filha é amada por todos. O que eu nunca pude ter ela tem, e agradeço a Deus por isso.
Eu sei que há mães que passam por situações sofredoras também e cada uma dessas mães tem histórias diferentes para contar, mas quero dizer a elas que não é só nós que temos sofrido durante toda uma vida.

Existem muitas mães da sociedade que passam por muitas dificuldades para criar seus filhos com educação, para poder dar um futuro melhor para eles, e se hoje essas mães da sociedade têm uma profissão, uma vida boa financeiramente e digna, é porque elas batalharam, lutaram para ser o que são. Elas não optaram pelo dinheiro fácil, pelo mundo de ilusão, assim como nós, mães presas, escolhemos no passado. Por isso elas são guerreiras!
Mães, precisamos fazer igual a elas: lutar, trabalhar honestamente para garantir o futuro de nossos filhos!
Avante, mães! Somos fortes, vamos vencer! Nunca percam a esperança, pois o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer.
Ser mãe não é só dar à luz um filho, e sim criá-lo com amor, carinho e educação e poder ver nos olhos de nossos filhos a imensa gratidão.
Ser mãe é em noite fria aquecer com um abraço seu filho e poder contar uma linda história até que ele durma, pois filho é para toda vida. Para nós, que somos mães, eles nunca crescem!

Ser mãe é sofrer com o sofrimento de um filho e chorar quando ele chora.
Ser mãe não é fácil, mas não é impossível, pois só o coração de uma mãe pode suportar tudo, porque pelos nossos filhos somos capazes até de morrer, enfim somos mães...

Espero de coração que essas palavras possam entrar em nossas vidas e que não fiquem apenas neste papel, mas também em nossa mente e que possamos concretizá-las.

Amor de mãe é puro e transparente como água cristalina, e doce como mel.
Mãe é estar presente em todos os momentos.

Que Deus abençoe todas as mães desse mundo, dando-lhes força para nunca desistirem, pois é muito triste uma criança sem mãe.
Um feliz Dia das Mães para todas e que no próximo Dia das Mães possamos estar com nossos filhos!
Mãe, desejo de coração que Deus possa aparar todas as nossas lágrimas, que as nossas orações cheguem até o céu e que o Senhor atenda cada pedido!

fonte:JORNALPAGINA20