Número de mortos por terremoto no Japão supera 13 mil um mês após a tragédia

Mais de 14 mil pessoas continuam desaparecidas, segundo a polícia japonesa
Exatamente um mês após o terremoto que atingiu o Japão, a polícia japonesa divulgou que o número de mortos na tragédia chegou a 13.116.

Outras 14.377 continuam desaparecidas após o tremor seguido por um tsunami, o que indica que o número de vítimas ainda pode subir muito.

Em todo o país, pessoas fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia às 14h46 (2h46 no horário de Brasília), horário exato do tremor.

Em 2.350 refúgios, cerca de 147 mil pessoas continuam abrigadas, provenientes em sua maioria das províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima, as mais afetadas pelo desastre do dia 11 de março.

Nas zonas litorâneas destas províncias, soldados das Forças japonesas de Autodefesa e militares dos Estados Unidos realizaram neste domingo (10) uma nova busca intensiva e recuperaram 99 corpos, enquanto a Guarda Litorânea achou outros quatro, informou a agência local Kyodo.Buscas em Fukushima


Os trabalhos de busca de vítimas se estenderam na quinta-feira (7) à zona de exclusão de 20km ao redor da usina nuclear de Fukushima Daiichi, esvaziada a pedido do Governo pouco depois da catástrofe perante o aumento do nível de radiação.

O porta-voz do Governo, Yukio Edano, assegurou que o risco de acontecer grandes vazamentos de radioatividade na usina é consideravelmente menor, após um mês de trabalhos para tentar esfriar os quatro reatores que apresentam problemas.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."
fonte: r7.com