STRESS & CORAÇÃO


"Senti taquicardia, aperto no peito, suei muito, a respiração ficou difícil, tornei-me pálido, as mãos ficaram frias", estes podem ser sintomas de "stress".
O "stress" é a maneira como as células do organismo reagem diante de vários estímulos externos.
Existem três estágios escritos pelo médico Hans Selye que definiu "stress" como uma "resposta inespecífica do organismo diante de uma solicitação".
No primeiro estágio (alerta) ocorre liberação de hormônios na corrente sangüínea (adrenalina), cuja ação principal se faz sentir no aparelho circulatório e respiratório (sudorese, falta de ar, sensação de aperto no peito ou estômago).
No segundo estágio (resistência) o organismo repara o distúrbio produzido pelo stress.
Por último (exaustão), o organismo pode desenvolver doenças provenientes do stress crônico, tais como enxaqueca, insônia, úlceras de estômago, hipertensão arterial, e até infarto do miocárdio.
Sem "stress" a vida se torna monótona e sem atrativos.
Tornar-se prolongado ou frustrante, pode causar várias doenças.
O "stress" nos acompanha quase sempre. Provém de atividade física, mental ou emocional. É exclusivo e individual, podendo ser relaxante para uns e maléfico para outros.
Às vezes surge quando não se está "fazendo nada". Determinados executivos que se mantêm ocupados durante muito tempo, ao ficarem ociosos, como por exemplo, numa "praia em dia lindo de sol" podem chegar à frustração, angústia e sensação de improdutividade (ficar sem fazer nada). O stress emocional em exagero pode causar doenças, já o stress do trabalho ou exercício físico pode evitar doenças.
Ao "stress" atribui-se o desencadeamento de hipertensão e doenças das coronárias. É importante reconhecer quando de fato ocorre o "stress" para combatê-lo e ajudar-se a si próprio.
* Reconheça suas limitações - Diante de problemas além do seu controle, não lute contra eles. Aprenda a aceitá-los até quando puder resolvê-los. Administre os seus sentimentos.
* Divida seu stress - Converse com alguém capaz de lhe ouvir e aconselhar.
* Pratique exercícios - Andar, correr, bicicletar ou fazer outras atividades ajuda no alívio das tensões, relaxando.
Transforme as contrações faciais em sorrisos.
Corpo e mente trabalham juntos.
* Medite - Fique só em silêncio e penumbra, pensando em coisas boas. Pensamento gera reação química, que gera sentimento, que gera comportamento. Os bons pensamentos levam a bom comportamento físico e mental.
* Repouso e alimentação - Repouse o suficiente e alimente-se bem. Tensão, irritação e insônia são situações stressantes.
* Distração - Reserve tempo para distração. O seu lazer é tão importante quanto o seu trabalho.
* Participe - Para evitar o tédio, tristeza ou solidão, procure ajudar, com o mundo e com algo ao seu redor. Não fique sem fazer nada.
* Organize as atividades - Fazer tudo ao mesmo tempo gera "stress". Faça uma coisa de cada vez. Dê prioridade às mais importantes para você, fazendo-as primeiro.
* Coopere - Quando as coisas não saem do seu jeito, tente a cooperação ao invés da confrontação, evitando discussões. A concessão reduz a tensão.
* Crie ambiente calmo - Evite discussões inúteis, agitação, não fale alto e procure leitura ou música que ajudem a relaxar.
* Respire bem - Respirar em seis ajuda a relaxar.
Sente-se ou deite-se confortavelmente. Feche os olhos e movimente-os para cima. Inspire contando até seis. Pare contando até seis. Faça seis vezes e sentirá o resultado.
* Durma bem - Faça um relaxamento e com os olhos fechados e movimentados para cima conte inversamente de 30 até zero. Repita quantas vezes necessitar. Sentirá o resultado.
* Chore - O choro pode aliviar ansiedade e angústia, podendo evitar doenças como enxaqueca.
O combate ao "stress" é sem dúvida um problema complexo e exige medidas individualizadas. Reconhecer o problema e tratá-lo é fundamental. Evite medicamentos. Se houver dificuldades procure um profissional competente.