Tempestade de granizo destrói mais de 2 mil casas no RS, diz Defesa Civil


Em São Jerônimo, granizo chegou a atingir tamanho de bola de sinuca.
Quatro cidades foram atingidas e plantações de uva foram danificadas.

Do G1, em São Paulo

Uma tempestade de granizo destruiu mais de 2 mil casas e atingiu com gravidade quatro cidades no Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil do estado.

A situação mais grave é em São Jerônimo, na região metropolitana de Porto Alegre, onde pedras de granizo caíram no tamanho de uma bola de sinuca. Mais de 1.500 residências, escolas e prédios públicos foram danificados e pelo menos 20 famílias tiveram de ser deslocadas para um abrigo municipal.
gelo (Foto: Lauro Alves/Agência RBS)Em São Jerônimo, onde mais de 1.500 residências foram danificadas, granizo chegou a atingir tamanho de bola de sinuca, diz Defesa Civil (Foto: Lauro Alves/Agência RBS)
A situação também foi grave em Caxias do Sul, principalmente na zona rural da cidade, onde 30 casas foram atingidas. O telhado de uma residência chegou a desabar e plantações de uva foram danificadas. Estradas ficaram cobertas de gelo.

Entre as cidades atingidas pelo granizo estão também Triunfo, onde mais de 500 residências sofreram danos, e General Câmara, onde 100 casas tiveram problemas. Conforme a Central de Operações da Defesa Civil, São Jerônimo e General Câmara devem decretar situação de emergência. Ninguém foi ferido com gravidade, diz o órgão.
gelo  granizo (Foto: Daniela Xu/Agência RBS)Em Caxias do Sul, estradas ficaram bloqueadas pelo gelo (Foto: Daniela Xu/Agência RBS)
Desembargador tira o gelo que atingiu sua casa em Caxias do Sul após tempestade (Foto: Daniela Xu/Agência RBS)Desempregado tira o gelo que atingiu sua casa em Caxias do Sul após tempestade (Foto: Daniela Xu/Agência RBS)