Médica denuncia descaso no atendimento de cirurgias pediátricas no Acre

foto da internet


A pediatra Fernanda Lage Lima Dantas procurou o Ministério Público Estadual no Acre para denunciar que o Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC) não estaria fazendo o cadastramento para cirurgias neonatais junto ao Ministério da Saúde. Com isso, o governo federal não libera recursos para esses procedimentos no estado, dificultando, inclusive, a aquisição de materiais.
As informações foram prestadas médica à Promotoria Especializada de Defesa da Saúde. Ela revelou ainda que, existe somente um equipamento destinado a realizar a chamada anestesia geral, e considerando que as crianças, em sua quase totalidade, necessitam de anestesia geral.
Além disso, atualmente, as cirurgias obstétricas mais delicadas e pediátricas são realizadas na mesma sala de cirurgia, o que implica, muitas vezes, na necessidade de se aguardar a finalização de um procedimento para iniciar-se outro, fatores que intuitivamente acabam por dificultar a prestação de um serviço de saúde adequado.
Foi denunciado ao MPE que existe somente uma sala de cirurgia adequada para realizar esses tipos de cirurgia, faltando apenas o equipamento de anestesia , mas no entanto, o outro equipamento de anestesia existente no SASMC não é destinado à anestesia geral, sendo adequado somente às cirurgias mais simples (raquianestesia). A demanda atual do SASMC justificaria a existência de outra sala de cirurgia em pleno funcionamento, principalmente no que se refere às cirurgias pediátricas;
O promotor Glaucio Ney Shiroma Oshiro mandou instaurar um procedimento preparatório para investigar as denuncias e tomar as providências cabíveis juntos a Secretaria de Estado de Saúde.

Fonte: Jornal 24 horas.