O ACRE DE ONTEM E DE HOJE

O Acre de ontem, compreende a sua anexação a Federação Brasileira como um território federal, sua autonomia política e a mercê do governo federal nomeando interventores como governantes. Nossas riquezas fornecidas pela exuberante flora e fauna, tais como borracha, castanha e couros de animais, só favorecia a economia dos estados do Amazonas e Pará.

A educação quanto a formação universitária só era alcançada por filhos de seringalistas, altos comerciantes e funcionários bem sucedidos, formando-os em outras unidades federativas do país como Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Amazonas e Pará. Só que os filhos desses fidalgos na maioria nasciam aqui no Acre e seus corações eram providos do sentimento nativista, do amor ao seu torrão natal e começaram a sonhar com o Acre autônomo, organizando-se e formando o movimento dos autonomistas ganhando adesões importante de pessoas que mesmo não acreanas, mas que vieram morar para sempre nesta terra aconchegante e hospitaleira.
Foto: Denilson Almeida 

Quero com muito carinho mencionar alguns nomes de nossos saudosos e zelosos vultos, que essa minha tão cansada mente consegue lembrar. Dos acreanos: Geraldo Mesquita; Océlio Medeiros; Jorge Kalume; Omar Sabino de Paula; Alberto Costa; Mário de Oliveira; Miguel Ferrante; Ivo Aguiar; Fernando Conde; Adalberto Sena; José Rui Lino; José Augusto; Mário Maia; Lafaiete Rezende; Abrahin Isper Junior; Adalcides Galo; Padre Pelegrino. E os não acreanos, Jorge Lavoucat; Aluízio de Queiroz; Zé Português; Fontenele de Castro; e finalizando com o benfeitor do Acre José Guiomard dos santos que fez o astro na nossa bandeira fulgir com mais brilho com o seu projeto aprovado e sancionado pelo Presidente da República João Belchior Marques Goulart no dia 15 de Junho de 1962. Valeu os sonhos dos nossos saudosos autonomistas pois tornara-se realidade.

Parabéns Acre querido! Parabéns pelo seu quinquagésimo terceiro ano de emancipação política, mesmo sabendo que sua história foi irresponsavelmente maculada por maus políticos, más eternamente defendidas pelos os que te amam sem casuísmo ou hipocrisia. Ao Acre e sua gente, a mais terna sincera saudação do modesto contador de história, lírico, romântico e poético.

 Arnaldo Francisco Pereira de Sousa.