Desfile do Grupo Especial reúne 150 mil no Sambódromo de Manaus

MANAUS- O desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Manaus reuniu cerca de 150 mil foliões no Sambódromo, zona Centro-sul, segundo estimativa da Polícia Militar do Amazonas. A festa começou na noite de ontem (05) e se estendeu até o início da manhã deste domingo (06).

Andanças de Ciganos, a primeira a se apresentar na Avenida do Samba, animou os brincantes ao fazer uma homenagem ao Festival de Cirandas do município de Manacapuru ( distante 68 quilômetros da capital). A escola de samba Presidente Vargas celebrou os 50 anos da capital federal do País com os amazonenses.

Confira o especial do Portal Amazônia sobre o Carnaval de Manaus

Em seguida, a Mocidade Independente do Coroado resgatou a história dos Carnavais e Blocos de Rua tradicionais da capital. A próxima a desfilar, Unidos do Alvorada,  brincou embalada com o enredo “Da Palha ao ouro- Alvorada meu tesouro” em homenagem ao bairro que dá nome a escola.

No desfile da Mocidade Independente de Aparecida, os foliões foram surpreendidos quando o segundo carro da escola pegou fogo na dispersão da avenida. Na alegoria, desfilavam mais de 20 integrantes da agremiação, mas ninguém ficou ferido. A agremiação deve perder pontos pelo acidente ocorrido durante a apresentação.

A escola de samba Sem Compromisso contou a trajetória da educadora Martha Falcão e fez homenagem a um dos idealizadores do enredo deste ano, Antônio Carroço, falecido há quatro meses. As homenagens foram seguidas pela passagem da Vitória Régia que empolgou o público ao ilustrar a história do Teatro Amazonas.

A valorização da mulher inspirou o enredo da Reino Unido da Liberdade, uma das últimas escolas a desfilar no Sambódromo, seguida da Grande Família, que empolgou os expectadores e saiu do Centro de Convenções sob gritos de “É Campeã”. A Balaku Blaku representou a “Luz” para encerrar o desfile do Grupo Especial de Manaus.

Em entrevista ao Portal Amazônia, o governador do Amazonas, Omar Aziz, destacou a importância de manter a segurança no Carnaval. Ele considerou o saldo da festa como positivo, mesmo com os contra-tempos registrados na noite. "Isso faz parte. Ano que vem, quero um Carnaval melhor do que este", disse.

Violência
Além dos destaques das agremiações, o desfile do Grupo Especial foi marcado por incêndios e violência. O Corpo de Bombeiros do Amazonas atendeu duas ocorrências de incêndio na área do Sambódromo. Além do registro na Aparecida, as chamas comprometerem outra alegoria da Escola de Samba Sem Compromisso. Segundo o Corpo de Bombeiros, um curto circuito teria sido a causa do princípio de incêndio, que logo foi contido, sem grandes danos. Ninguém ficou ferido.

A Polícia Militar (PM) deteve 26 pessoas por crimes praticados durante a folia. Os furtos lideraram o número de ocorrências, sendo 15 ao todo. A PM contabilizou ainda sete casos de agressão e três por tentativa de aliciamento a mulheres. A Polícia prendeu ainda um homem por porte de pasta base de cocaína. A ação fez parte da Operação Carnaval 2011, que contou com mais de 500 policiais espalhados pelas áreas internas e externas do Sambódromo.

FONTE:PORTAL AMAZONIA