Falta peão de obra na construção civil em todo o país

A escassez é maior para serviços básicos de pedreiros e serventes, segundo indústria
O boom da indústria da construção civil já tem causado a falta de peão de obra no setor. Ao menos nove em cada dez empresas (89%) tem dificuldades para contratar pedreiros, serventes e até encarregados de obra, segundo sondagem especial da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta quinta-feira (28).

De acordo com a pesquisa, a falta de trabalhadores é maior para os serviços básicos da construção civil: 94% das empresas consultadas responderam que sofrem falta de mão de obra básica, sobretudo com a escassez de serventes e pedreiros.

Para encarregados e mestre de obra, a falta de trabalhadores qualificados atinge 92% das empresas. Engenheiros e arquitetos faltam em 81% das empresas. Administradores e gerentes são escassos em 63% e 56% das empresas, respectivamente.

Já funcionários para as equipes de vendas e marketing e pesquisa e desenvolvimento são poucos para 48% e 46% das empresas consultadas, respectivamente.

A escassez de trabalhadores qualificados, de acordo com 61% das empresas, impactou diretamente na busca pela eficiência e pela redução dos desperdícios nos canteiros de obra.

Soluções

Para resolver o problema, 64% das empresas partiram para a qualificação dos profissionais dentro das suas sedes. O problema, no entanto, foi parcialmente resolvido, uma vez que 56% dos empregadores disseram que a alta rotatividade dos funcionários é um dos principais problemas que enfrentam para qualificá-los.

A Sondagem da Construção Civil é uma pesquisa esporádica feita pela CNI. Para esta pesquisa foram ouvidas 385 empresas do setor, sendo 191 pequenas, 145 médias e 49 grandes. A coleta de dados foi feita entre os dias 3 e 20 de janeiro.
fonte:r7