Veículo é movido a biocombustível à base de soja.
O "maior ônibus do mundo" utilizado para transporte coletivo, como anunciado pela Prefeitura de Curitiba, começa a rodar neste sábado (16). O Ligeirão Azul tem 28 metros de extensão e capacidade para 250 passageiros, 20 pessoas a mais do que o suportado pelo biarticulado que atualmente circula na capital paranaense. A empresa que fabricou o chassi e o motor do modelo, e que atua neste setor em diferentes países, disse não ter conhecimento de ônibus maior do que este.

Conforto
Na avaliação do professor Garrone Reck, do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a implantação do novo modelo não interfere de maneira impactante no transporte público da cidade. Para ele, um veículo maior pode trazer mais conforto para os usuários porque o modelo biarticulado leva muitos passageiros em pé, mas ele diz que ações para aumentar o número de veículos e diminuir o tempo de espera nos pontos de ônibus são mais efetivas. “De qualquer forma, uma oferta maior de lugares é positiva”, disse o professor.
O ônibus é 100% biocombustível. Segundo Eduardo Tows, gerente de manutenção da viação responsável pelo veículo, ele vai rodar apenas com combustível à base de soja porque é a matéria-prima que melhor se adapta ao clima curitibano. Os biocombustíveis de outras fontes ficam com uma textura pastosa quando submetidos a baixas temperaturas, o que impede o funcionamento dos carros. “A soja é mais resistente ao frio”, explicou Tows.
Deficientes físicos, auditivos e cegos possuem dispositivos específicos para suas necessidades dentro do Ligeirão Azul. Há ainda , conforme determina a legislação federal, assentos especificos para passageiros que sofrem de obesidade. Além do lugar reservado para cadeira de rodas, o cadeirante pode acionar um mecanismo que avisa ao motorista sobre a parada na próxima estação tubo, como são conhecidos alguns pontos de ônibus em Curitiba.
Para contemplar os deficientes auditivos, no momento em que a porta do ônibus vai fechar, uma luz se acende para que o passageiro se distancie. Nos outros ônibus que circulam pela cidade este aviso é dado via mensagem sonora.
Por fim, em frente aos bancos para portadores de necessidades especiais existe a identificação do veículo em braile. Um passageiro "pode ligar para a Urbs passar o número do veículo e o horário em que ele estava no ônibus e reclamar que o motorista freia bruscamente ou que fechou a porta nele", exemplifica Tows.
Implantação
Nesta primeira fase de implantação dos novos veículos, serão 10 ônibus na linha Boqueirão. Para a fase seguinte, a Urbs informou que serão mais 14 carros que vão circular na Linha Verde (antiga BR-116), que hoje liga a região Sul ao centro da cidade .
O Ligeirão Azul vai substituir os ônibus articulados que hoje realizam o trajeto. Conhecido como Ligeirão, eles fazem cinco paradas, enquanto os biarticulados – os tradicionais ônibus vermelhos – fazem 19 paradas. Durante o período de recadastramento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), para as eleições biométricas de 2012, o Ligeirão Azul vai fazer uma parada a mais em uma estação próxima ao TRE.
Portanto, além do terminal do Boqueirão e da estação tubo da Praça Carlos Gomes, que são o ponto de saída e chegada, respectivamente, do ônibus, as outras paradas do Ligeirão Azul serão os terminais Carmo e Hauer, estação UTFPR e TRE.
fonte:g1