Aftosa: maio é mês de vacinar bovinos e bubalinos com até dois anos

A febre aftosa foi descoberta na Itália no século XVI. No século XIX, a doença foi observada em vários países da Europa, Ásia, África e América. Com o desenvolvimento da agricultura houve também uma grande preocupação em controlar esta enfermidade e no início do século passado vários países decidiram combatê-la. A enfermidade agora está presente de forma endêmica em algumas regiões da Ásia, América do Sul, África e no Oriente Médio. Surtos da doença tem ocorrido em alguns países como Grécia, Taiwan, Argentina, Brasil, Uruguai, Japão e recentemente, no Reino Unido. Os prejuízos são causados pelas perdas diretas devido aos sinais clínicos, com conseqüente queda na produção, e pelas perdas indiretas através dos embargos econômicos impostos pelos países importadores.


Etiologia
O agente etiológico da febre aftosa é um vírus da família Picornaviridae, gênero Aphthovírus.
Genoma e sorotipos
Sinais clínicos
Em geral, os sinais clínicos são severos em bovinos e suínos. Ovelhas e cabras geralmente desenvolvem infecções subclínicas. Animais selvagens podem tanto desenvolver a doença severa e até morrer, como ter infecções subclínicas ou inaparentes. Animais infectados normalmente se recuperam.
Sinais clínicos
Lesões macroscópicas
Lesões macroscópicas
Patogenia
A principal forma de transmissão, em condições naturais, se dá através de aerossóis que penetram pelas vias respiratórias. O período de incubação do vírus é de 2-8 dias.
Epidemiologia
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que infecta todos os animais de casco fendido. Ela aparece rapidamente em populações susceptíveis através de vários meios de transmissão.
Transmissão
Causas mais comuns de ocorrência de surtos
Diagnóstico
Por ser uma doença altamente contagiosa e confundível com outras enfermidades vesiculares, o diagnóstico clínico sempre deve ser confirmado através de testes laboratoriais. Em muitos países as doenças vesiculares são de notificação obrigatória, isto é, sempre que existir a suspeita da doença deve-se notificar os órgãos do governo responsáveis pela sanidade animal, interditar a propriedade e isolar os animais. Técnicos treinados do governo deverão inspecionar os animais, coletar material e enviar à laboratórios de referência.
Lesões microscópicas
Sómente com o quadro histológico não é possível fazer o diagnóstico de febre aftosa porque todas as demais doenças vesiculares são similares.
Lesões microscópicas
Diagnóstico diferencial
Todas as enfermidades que cursam com erosão oral, salivação, descarga nasal ou lesões nos tetos devem ser consideradas no diagnóstico diferencial.
Controle
O controle da febre aftosa é baseado em três tipos diferentes de critérios:
Controlando um surto
Prevenindo a entrada da febre aftosa em um país livre da doença
Impacto econômico
A febre aftosa é a enfermidade de animais que mais produz perdas econômicas.
Impacto econômico