Fábio Koff, presidente da entidade, diz que reunião foi conciliatória. Grupo, formado por Atlético-MG, Corinthians, Vasco e Vitória fará auditoria
O Clubes dos 13 convocou uma assembleia com seus afiliados nesta terça-feira, em sua sede, na cidade de São Paulo, para comunicar à Rede TV!, vencedora do processo de licitação organizado pela entidade em março, que os direitos de transmissão das edições de 2012, 2013 e 2014 do Campeonato Brasileiro serão da TV Globo.Depois de decidir ficar fora desse processo, a Globo, atual detentora da principal competição nacional, negociou diretamente com os clubes, por não concordar com as regras colocadas pelo C-13 na licitação. Diante da vontade dos clubes em assinar com essa emissora, o presidente do C-13, Fábio Koff, declarou:
- A reunião desta tarde aconteceu no sentido de esclarecer e resolver as pendências e pontos de vista discrepantes nesse processo. E o que fica é que nós viemos aqui representar a vontade dos clubes, seja ela qual for – declarou o mandatário do Clube dos 13, por intermédio da assessoria de imprensa da entidade.
Apenas o Grêmio não esteve no encontro, já que seu representante não conseguiu chegar por conta de problemas no aeroporto. Todos os outros clubes, até mesmo o Corinthians, que recentemente anunciou desfiliação da entidade, estiveram na reunião, realizada na sede do C-13, no Itaim Bibi, zona sul da capital paulista.
Depois de notificar a Rede TV! sobre a decisão dos clubes de assinar com a Globo, o Clube dos 13 vai avisar também o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Recentemente, o órgão havia dito, em audiência pública no Senado, que não via problema na negociação dos clubes diretamente com as emissoras.
Agora que parece haver um consenso entre os afiliados do Clube dos 13, uma comissão será formada por Atlético-MG, Corinthians, Vasco e Vitória para analisar, em uma espécie de auditoria, as pendências financeiras dos clubes com a entidade, sejam elas direta ou indireta, através de empréstimos bancários avalizados pelo C-13.
Segundo informou a assessoria de imprensa da entidade, depois que esse levantamento for concluído, as discussões políticas visando à manutenção da entidade voltarão à pauta. Até para alinhar a questão dos direitos de transmissões no futuro.