Lutador do UFC, 'Caveira' ensina técnicas para polícia de São Paulo

O lutador do Ultimate Fighting Championship (UFC) e soldado do Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Brasília, Paulo Thiago, de 31 anos, participou de um treinamento com policiais civis de São Paulo nesta quinta (14) e sexta-feira (15).

Conhecido nos ringues como ‘Caveira’, ele ensinou técnicas de defesa pessoal utilizando conceitos de jiu-jítsu e de MMA (mixed martial arts) aos integrantes do Grupo Especial de Resgate (GER), do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) e de entre outros grupamentos especiais.

Segundo Cassio Cardosi, coordenador do GER, o treinamento pode ser aplicado e voltado para uma situação que está se tornando cada vez mais comum em São Paulo: o arrastão a restaurantes.
Imagina diversas pessoas dentro de um restaurante com criminosos. Para o policial sacar a arma, há muitas vidas em risco. Se ele percebe que está em condições de agir, a primeira condição é então o embate corporal"
Cassio Cardosi, coordenador do GER
“Imagina diversas pessoas dentro de um restaurante com criminosos. Para o policial sacar a arma, há muitas vidas em risco. Se ele percebe que está em condições de agir, a primeira condição é então o embate corporal”, comentou.
“A arma letal é nosso último recurso”, concordou Paulo Thiago. “Mostrei aos policiais técnicas de luta para eles não fazerem uso da arma letal, porque precisam entrar em combate com a outra pessoa. Tem que haver uma sequência de ações antes de chegar à arma”, disse.
Além das aulas de artes marciais, o lutador participou de um treinamento de rapel na manhã desta sexta-feira. Durante a tarde, ele aproveitou para conhecer melhor a Academia da Polícia Civil na Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo, onde visitou o estande de tiro e testou um simulador de tiro digital que deve ser inaugurado no fim deste mês.
Fonte: G1