Facebook reformula perfil para "contar a vida" do usuário em uma página


 Facebook anunciou nesta quinta-feira (22), durante o F8 (evento anual realizado nos Estados Unidos para desenvolvedores), a reformulação do site de relacionamentos. Com as alterações, segundo Mark Zuckerberg, fundador da rede social, o Facebook quer organizar as informações do usuário de modo que o perfil na rede “conte” a história de sua vida. O recurso estará disponível a partir desta quinta para alguns perfis e estará liberado para todos, em algumas semanas.
Será como uma “Timeline” (linha do tempo) na qual os usuários poderão ver, por exemplo, as imagens que um perfil exibiu em determinado ano. “A timeline é a história de toda sua vida. Uma espécie de blog da vida real”, definiu Mark Zuckerberg, durante a apresentação.
A mudança na rede social trará, basicamente, três tipos de informações: o conteúdo compartilhado com os amigos, os aplicativos que o usuário utiliza e “uma nova forma de expressar quem você é”, que consiste em um sistema melhor de organização de dados.
Com o recurso timeline, é possível, por exemplo, visualizar uma mapa que mostra os lugares que as pessoas costumam frequentar ou mesmo ver a “história da vida de alguém” apenas por imagens.
Na configuração da timeline, será possível configurar, além de sua imagem de perfil, uma foto maior chamada “Cover Photo” para que o usuário mostre algo que represente sua personalidade.  Durante a apresentação, Zuckerberg mostrou sua página no Facebook com a “Cover Photo” de seu cachorro. “Desenhamos a timeline de modo que ela seja sua ‘casa’”, disse.
Na sequência, com a mudança de 2008, o usuário conseguia ter uma noção do que seus contatos fizeram e compartilharam recentemente. E agora, com o “timeline”, será possível ter a história completa da vida de pessoa. O recurso estará disponível na versão web da rede social e na versão para dispositivos móveis.
Para explicar o novo design da página, Mark dividiu a evolução do Facebook em três partes. Na primeira fase da rede social, em sua fundação, o perfil do usuário passava informações comuns nos primeiros cinco minutos de conversa (os usuários informavam dados básicos como nome, onde estuda, quando nasceu, etc.).
Aplicativos para músicas e filmes
Além dessas mudanças, Zuckerberg contou que o Facebook neste ano alcançou um novo recorde: a marca de meio bilhão de usuários navegando pelo site em um só dia.
O Facebook também anunciou novas funcionalidades de aplicativos baseados em consumo de entretenimento, como músicas, vídeos e jogos. Agora, as ações dos usuários serão classificadas como verbos unidos aos substantivos, em vez de apenas "curtir". Ex.: "Carlos está lendo Harry Potter", em vez de "Carlos curtiu Harry Potter". De acordo com Zuckerberg, a funcionalidade segue a ideia do “compartilhamento transparente”, com aplicativos "Open Graph". Com eles, será possível atualizar a timeline sem precisar “entrar  nela”, ou seja, automaticamente a partir de serviços parceiros do Facebook.



Por meio da plataforma norte-americana Spotify (não disponível no Brasil), o usuário pode compartilhar as músicas que está ouvindo com os contatos, que poderão acompanhar em tempo real a atividade. O mesmo deve acontecer com outros parceiros, como Hulu, Flixster, Netflix, DirectTV, Miso.
O recurso estará disponível para teste para alguns usuários a partir desta quinta e abrangerá, em um primeiro momento, aplicativos relacionados à música, filmes e TV.
Do uol.com