1º de Dezembro. Dia mundial de Luta Conta a AIDS.Veja a programação do dia no Acre

O Dia Mundial da Luta Contra a Aids, comemorado dia 1 de dezembro, foi criado para fortalecer o combate à doença, para despertar nas pessoas a importância e a necessidade da prevenção e a compreensão do que é a síndrome. O foco deste ano é a vulnerabilidade ao HIV/Aids entre a população de jovens gays. A ação também irá ocorrer nos municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó e Tarauacá.
Nesta quinta, 1, a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Coordenação Municipal de DST/Aids, estará no Senadinho realizando testes rápidos de HIV e orientando as pessoas sobre a doença, a partir das 8 horas. Segundo a gerente da Divisão de Agravos Transmissíveis, Francimary Muniz, além da distribuição de preservativos e materiais informativos, como banner e folders, e do teste rápido de HIV, a partir das 17 horas haverá uma passeata com jovens da escola de ensino médio do Protagonismo Juvenil, que faz parte do Projeto Saúde na Escola.
Francimary esclarece que desde o início da epidemia da Aids no Acre, na década de 80, até 2011, foram notificados 574 casos, sendo que 80% só na capital - desse número, 348 estão vivos e em tratamento. Durante esse período ocorreram 266 óbitos. Em 2011 foram registrados cinco casos de Aids no Acre. Comparado a 2010, com 16 casos, houve uma queda nas notificações da doença.
Fazendo o teste
Se depois de realizar o teste rápido a pessoa descobrir que é portadora do vírus HIV, ela é encaminhada ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE), onde uma equipe irá realizar vários exames. Caso haja necessidade de usar medicamentos, eles são distribuídos gratuitamente pelo SUS.
A diferença entre HIV e AIDS
HIV: é o vírus que causa a Aids, uma doença que prejudica as defesas do organismo contra infecções e outras doenças. Diz-se que a pessoa é HIV positivo ou soropositivo quando ela tem o vírus, mas ainda não teve o sistema imunológico comprometido, coisa que pode demorar alguns meses ou até anos.
O HIV vai destruindo aos poucos a capacidade do corpo de se defender de infecções e certos tipos de cânceres. Quando as defesas do organismo estão baixas e a pessoa já está contraindo infecções perigosas. O HIV é transmitido pelo sangue, pelo sêmen, pela secreção vaginal e pelo leite materno. Um bebê pode ser infectado pela mãe durante a gravidez e na hora do parto.
Aids (Síndrome da Imunodeficiêcnia Adquirida): Os primeiros sinais são pneumonia e tumores nos gânglios linfáticos e se manifesta após a infecção do organismo humano pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).
Imunodeficiência é uma inabilidade do sistema de defesa do organismo para se proteger contra micro-organismos invasores, como o vírus HIV. A Aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).
Programação
Data: 01/12/2011
Manhã:
Pit Stop da Prevenção
Procedimentos: Realização de Testes Rápidos para HIV; Distribuição de Preservativos e Materiais Informativos.
Apresentação da Peça Teatral “I love you com camisinha”. Com os alunos do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, do Projeto Saúde e Prevenção do Barão - SPB
Local: Senadinho
Horário: das 08h às 12h
Tarde:
Marcha da luta contra a Aids
Local: Concentração no Colégio Estadual Barão do Rio Branco – CEBRB.
Horário: à partir das 16h30
Apresentação da Peça Teatral “I love you com camisinha”. Com os alunos do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, do Projeto Saúde e Prevenção do Barão - SPB.
Local: Mercado Velho
Horário: das 17h às 18h
Fonte: Agazeta.net