Haitianos no Peru furam bloqueio da Polícia Federal e passam para o lado brasileiro

Haitianos em Iñapari, no Peru, cidade que faz fronteira com o Brasil, não aguentando mais a situação caótica em que estavam passando, furaram a barreira da Polícia Federal e atravessaram para o lado brasileiro. Eles estão em abrigos na cidade de Brasileia custeados pelo governo do Acre. Os imigrantes ilegais foram notificados pela PF e correm o risco de serem presos ou deportados a qualquer momento.

O grupo de haitianos nessa situação, segundo o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, chega a 57. O caso foi levado para conhecimento do Ministério da Justiça que determinou o cadastro de todos eles. Até o momento não se sabe se os haitianos vão ganhar permissão ou visto.

A situação ocorre após o governo do Acre se responsabilizar por mais de 200 haitianos que estavam ‘jogados’ na praça das cidades acrianas de Epitaciolandia e Brasileia, que fazem fronteira com os países Peru e Bolívia. Vendo a situação de calamidade, o governo se comprometeu em ajudar esse grupo com alimentação e abrigos, já que o governo federal demorou a prestar assistência.



Depois de um ano, o grupo teve a situação regularizada no Brasil, foram transferidos dessas cidades para a capital acriana e daqui levados para outros estados para ingressarem no mercado de trabalho.

De acordo com o secretário, os haitianos ainda continuam chegando de ‘pinga-pinga’ na cidade de Iñapari e estão abrigados na praça da cidade. Eles também foram cadastrados e os dados levados ao Ministério da Justiça. O governo do Acre está ajudando esse grupo somente na parte de alimentação.

Os haitianos utilizam uma rota alternativa para chegar ao Brasil. Saem do Haiti, passam pela República Dominicana, Panamá, Equador (ou Peru), Bolívia e enfim entram no território nacional via Acre. Até chegar ao Acre estes imigrantes passam por apuros com coiotes bolivianos e ainda desembolsam muito dinheiro.
Fonte: Agazeta.net