Duas Kombis adaptadas foram adquiridas para garantir o atendimento aos portadores de deficiência

Escrito por Ana Cristina on Sex, 16 de Março de 2012 13:50   


O Serviço de Atendimento de Transporte aos Usuários Portadores de Deficiências Severas para Locomoção (SAUD) terá plena continuidade em 2012. Dois novos veículos, tipo Kombi, totalmente adaptados para o público usuário foram adquiridos pelo Sindcol e estarão em operação num prazo de 30 dias, em substituição às Vans que fazem esse atendimento desde 2006. A decisão de manter o serviço e adquirir novos veículos para prestar atendimento aos portadores de doenças severas e com mobilidade reduzida foi tomada em reunião conjunta entre os órgãos: RBTRANS, Ministério Público Estadual, Câmara Municipal de Rio Branco, Sindcol e representantes da Associação Riobranquense de Deficientes Físicos (ARDEF), cuja pauta principal girou em torno da permanência ou retirada desse serviço, visto que desde a criação do SAUD foi pactuado que a partir do ingresso da frota de ônibus adaptada, este atendimento deixaria de existir.
A criação do Sistema SAUD, em 2006, destinado exclusivamente para atender portadores de deficiências severas e mobilidade reduzida, surgiu para suprir a demanda por transporte para este público, uma vez que a cidade não possuía frota de ônibus adaptada. O serviço é gratuito e atende mensalmente mais de 350 usuários devidamente cadastrados no Sindcol.
“Hoje, temos mais de 70% de nossa frota acessível, oferecendo pelo menos 01 ônibus adaptado em cada linha para transportar cadeirantes, mesmo assim entendemos que é necessário manter o atendimento diferenciado para aquelas pessoas que não conseguem utilizar os ônibus adaptados. Esse serviço garante além do direito ao transporte, a inclusão social dos portadores de deficiência, permitindo-os acessar a outros serviços que desejarem”, explicou Ítalo César Soares, Diretor de Transportes da RBTRANS. 
Atualmente, o serviço é prestado através de Vans adaptadas e o usuário tem direito a levar um acompanhante, o horário de funcionamento do serviço é de 06 às 23 horas, todos os dias da semana, com agendamento de viagens através do telefone 0800-6473444.
O senhor Edivânio da Silva Barbosa, usuário das Vans desde a implantação do Sistema SAUD, lembra que passou 14 anos de sua vida sem poder sair de casa. “Hoje minha realidade é bem diferente, pois estudo, pratico esportes e desenvolvo outras atividades graças a esse atendimento diferenciado que não pode deixar de existir”.
A aquisição desses dois veículos modelo Kombi se deu em função da facilidade na manutenção e reposição de peças desses veículos, uma vez que pode ser feita aqui mesmo em Rio Branco, facilitando assim o retorno às atividades normais de atendimento. Esse modelo já foi adotado com sucesso em várias cidades brasileiras, informou Ricardo Moura, Presidente do Sindcol.
Para requerer tal serviço, o usuário deve dirigir-se a central de atendimento do Sindcol, localizada à Avenida Ceará, nº 952, Centro, no horário de 8 às 13 horas, munidos dos seguintes documentos: Laudo Médico atestando a deficiência; documento de Identidade; comprovante de residência e 02 fotos 3 X 4 recentes.
Fonte: O Banzeiro