Acre recebe 122,1 mil doses de vacina contra a poliomielite; meta é vacinar 81.351 crianças

Duas gotinhas que podem prevenir um mal muito maior no futuro. Sendo assim, o ministro da Saúde (MS), Alexandre Padilha, anunciou ontem, 13, a confirmação de mais uma campanha de vacinação contra a poliomielite, também chamada de ‘paralisia infantil’. A campanha começa no próximo sábado, dia 16, e vai se estender até o dia 6 de julho (dura 21 dias). Ela será feita em parceria com estados e municípios. Sua meta é de imunizar 95% das 14,1 milhões de crianças menores de 5 anos (público alvo) em todo país, o que representa 13,5 milhões de crianças.
Segundo informações da Agência Saúde (Assessoria de comunicação do MS), o Acre vai receber 122.100 doses da vacina, sendo que a sua meta é imunizar 77.283 crianças de até 5 anos (95% de um total de 81.351 crianças). Todas as crianças que tenham menos de 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as 2 gotinhas contra a pólio, mesmo que já sejam vacinadas. A segunda dose será dada 2 meses depois, em agosto, de forma injetável. A terceira (passados 6 meses) e quarta dose (passados 15 meses) serão aplicadas também na forma oral, 2 gotinhas.
Esta é a primeira vez que a campanha será realizada em etapa única (mais isso não altera o fato de as crianças tenham de tomar até as 4 doses da vacina). Neste 1º semestre, a vacina será oral (ou seja, a gotinha)
Ao todo, os estados brasileiros vão receber 21.223.500 de doses. Mais de 115 mil postos estarão aplicando as gotinhas em todo Brasil, das 9h às 17h. Além dos postos, shoppings center, colégios, rodoviárias, 42 mil veículos movéis, entre outros locais, também aplicarão a vacina. Mais de 350 mil profissionais trabalharão nestes locais. Para arcar com tais despesas, o MS R$ 37,2 milhões em repasses do Fundo Nacional de Saúde para Estados e Municípios (mais R$ 16,7 milhões gastos na aquisição das vacinas).
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. O período de incubação é de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.
Fonte: Ecos da Noticia