A concorrência para entrar em uma universidade pública é cada vez mais acirrada. Para o aluno conseguir a tão sonhada vaga é preciso reforçar seus conhecimentos e ampliar a jornada de estudos em cursinhos pré-vestibulares, que muitas vezes torna-se inviável economicamente para o estudante da rede pública. Mas a oportunidade de frequentar um cursinho vai se tornar realidade para estes jovens na próxima segunda-feira, 16, com o lançamento, pelo Governo do Estado, do projeto Pré‐Vestibular SEE 2011.
O lançamento do projeto acontecerá às 9 horas, na escola José Ribamar Batista (EJORB) e vai contar com a presença do Governador Tião Viana e do secretario de Educação, Daniel Zen. Ao todo, 2.300 mil estudantes de 12 escolas da capital e oito do interior, concluintes do ensino médio da rede estadual terão acesso ao pré-vestibular.
As aulas do Projeto Pré‐Vestibular SEE ocorrerão no contraturno e visam ampliar a jornada do horário regular, para suprir deficiências relativas aos conteúdos de 1ª e 2ª séries [ensino médio], reforçar os conteúdos que estiverem sendo desenvolvidos na 3ª série e familiarizar os alunos com o perfil de avaliações externas, tendo como focos norteadores o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e o Processo Seletivo do Vestibular da Universidade Federal do Acre (UFAC).
Todas as disciplinas serão oferecidas no projeto, sendo que, as de Biologia, Química, Português e Matemática terão carga horária diferenciada, pois são disciplinas com peso alto para os cursos de maior concorrência, como os das áreas de saúde. O material do Pré-Vestibular é todo apostilado. Os alunos também farão dois simulados durante o período das aulas: um no formato do Enem e outro das provas da Universidade Federal do Acre.
Além de Rio Branco, o Pré-Vestibular SEE vai beneficiar estudantes dos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Jordão e Sana Madureira.
Entrega de Netbooks
Na ocasião do lançamento do pré-vestibular, o Governador fará a entrega dos netbooks do projeto Ensinomédio.ac aos alunos concluintes do ensino básico do EJORB. O projeto vai distribuir cerca de nove mil computadores portáteis para todos os estudantes do último ano do ensino médio nos 22 municípios do Acre.
O Ensinomedio.ac é mais uma iniciativa do Governo de estimular os jovens no processo de ensino aprendizagem, além de promover a inclusão digital dele e de sua família, já que o equipamento fica com os estudantes até a conclusão do ensino médio.
fonte:acredigital