Novo terremoto de 5,9 graus sacode edifícios em Tóquio

Apesar do susto, não há relatos de danos em diversas Províncias japonesas
Um novo terremoto de 5,9 graus na escala Richter sacudiu neste sábado (16) a região de Kanto, localizada no centro do Japão, e foi sentido com clareza em Tóquio, mas não levou a um alerta de tsunami.

Segundo informou a Agência Meteorológica do Japão, o tremor ocorreu às 11h19 locais (23h19 de Brasília) na Província de Tochigi, ao norte da capital do país, e teve epicentro a 70 km sob a terra.

Em várias localidades das Províncias de Ibaraki, Tochigi e Saitama, próximas a Tóquio, o sismo foi sentido com grau 5 na escala japonesa, que tem máximo de 7.

O novo terremoto voltou a sacudir edifícios em Tóquio, como acontece com frequência desde que, em 11 de março, ocorreu o tremor de 9 graus que gerou um tsunami e uma crise nuclear, deixando 13.645 mortos e 14.384 desaparecidos, de acordo com o último boletim policial.

Como medida de precaução, os serviços do trem-bala foram suspensos entre Tóquio e Odawara, na Província de Kanagawa, informou a agência local Kyodo.
Desde 11 de março, o Japão foi atingido por mais de mil terremotos superiores a 4,5 graus na escala Richter, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos.

A Agência Meteorológica japonesa, que só contabiliza sismos com mais de 5 graus, indicou que até a sexta-feira (15) houve no Japão cinco terremotos de mais de 7 graus e 72 de mais de 6 graus.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."