Rio Branco cria comitê de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

No Dia Nacional de Combate à Violência Sexual Infantojuvenil, Rio Branco instalou o Comitê Estadual de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que vai cobrar a adoção das políticas de enfrentamento a crimes contra crianças e adolescentes.

O ato ocorreu no auditório da Central de Atendimento ao Cidadão (OCA) no Centro de Rio Branco.

A violência e a exploração sexual contra crianças e adolescentes é um dos mais graves problemas enfrentados, especialmente, nas regiões Norte e Nordeste.

Na maioria dos casos, o agressor está dentro da própria família. Com a instalação do Comitê, formado por instituições governamentais e não governamentais, as ações serão intensificadas.

O Comitê terá a missão de cobrar dos gestores a implantação das políticas públicas voltados ao enfrentamento desses problemas.

“É preciso que essas políticas se voltem ao combate dessa mancha que atinge a sociedade”, diz o procurador Carlos Roberto Maia, coordenador da Infância e da Juventude do Ministério Público do Estado do Acre.

O Acre é o terceiro estado em número de denúncias por meio do disque 100 no País.

Somente este ano, o Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima de Crimes Sexuais, o Nucria, já instaurou 45 inquéritos para apurar denúncias que chegam.

Diante do aumento no número de casos, o delegado do Nucria, Rafael Pimentel já defende a necessidade de transformar a unidade em delegacia especializada, com mais estrutura física e de pessoal.

O Nucria tem hoje apenas dois escrivães, quatro agentes de polícia e uma viatura para atender todas as ocorrências.

Ao final da cerimônia, foi iniciada a colação de adesivos em táxis e ônibus com mensagens de conscientização contra a exploração sexual de menores. Todos os táxis e ônibus coletivos de  Rio Branco receberão o adesivo. O objetivo é que a população denuncie esse tipo de crime, que causa tanto sofrimento às vítimas inocentes e indefesas.

Comitê amplia combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Da Assessoria da Prefeitura de Rio Branco

Desde a semana passada a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Assistência Social mantém várias atividade para mobilizar a sociedade ao enfrentamento ao abuso de menores. “Esse comitê é vital para o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, e há dias estamos com várias atividades”, confirmou Estefânia. Para o Governo Federal, o  respeito aos direitos sexuais de crianças e adolescentes é um ideal a ser alcançado no Brasil. Segundo dados do Disque 100, de maio de 2003, data em que o serviço entrou em funcionamento, até março deste ano, foram registradas 66.982 denúncias envolvendo situações de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes.  No entanto, o Comitê ressalta que, cada uma das denúncias pode representar que houve uma ou mais formas de violência praticadas contra uma ou mais pessoas.

Nesta quarta-feira, 18 de maio, é a data escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em virtude de um crime bárbaro ocorrido em Vitória (ES). No dia 18 de maio de 1973, Aracelli Cabrera Sanches Crespo, de nove anos, foi violentamente assassinada, o seu corpo foi encontrado seis dias depois completamente desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os responsáveis pelo crime nunca foram responsabilizados, por se tratarem de filhos de pessoas influentes da cidade. Essa data foi definida a partir da lei nº 9.970, 17 de maio de 2000.
fonte:AGAZETA.NET