País criou 1,16 milhão de vagas em cinco meses, diz Lupi

Dados detalhados serão divulgados na tarde desta segunda.
Expectativa é gerar 3 milhões de empregos formais no ano. 

Da Agência Estado

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou que, nos cinco primeiros meses de 2011, foram gerados 1,16 milhão de empregos formais no Brasil. Em maio, segundo ele, foram mais de 200 mil vagas. Os dados foram antecipados na manhã desta segunda-feira (20) pelo ministro, em evento no Rio de Janeiro. Lupi seguirá para Brasília onde, à tarde, será divulgado o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Lupi ressaltou que os números são aproximados e que os dados detalhados do Caged estão sendo fechados.
Sobre a desaceleração da economia em 2011, o ministro afirmou que não houve reflexo sobre a geração de vagas.
"Na área do emprego, isso (a desaceleração) não se deu. Estamos com uma média acima de 200 mil novas vagas por mês. Estamos com muitos investimentos no Brasil ainda, principalmente internacionais. Temos ainda os preparativos para a Copa e a Olimpíada, muitos projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e com o Minha Casa, Minha Vida ampliando sua capacidade de investimento", citou. "Sou muito otimista."
O ministro disse ainda que espera um segundo semestre melhor que o primeiro na geração de empregos com carteira assinada. A expectativa do governo, segundo ele, é fechar 2011 com 3 milhões de empregos gerados, ante os 2,8 milhões no ano passado.
fONTE: g1