Secretaria de Extensão Agroflorestal discute investimentos em Acrelândia

Deputado estadual Éber Machado participou de reunião com o secretário Lourival Marques
Foto: governo do Acre
Machado O Secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, recebeu nesta sexta-feira, 24, o Deputado Estadual Eber Machado e entidades de produtores familiares de Acrelândia. Entre os assuntos abordados na reunião está a produção agrícola, melhorias de ramais e implementação de casas de farinha.

A Seaprof agrega uma série de ações produtivas sustentáveis, organizadas em cadeias produtivas. O gerente da cadeia produtiva de grãos Hermes Costa, enfatizou que a construção de casas farinha precede a mecanização e destoca de áreas para o plantio da mandioca, assim como todas as demais ações produtivas fazem parte de uma cadeia, que prevê o seu acompanhamento desde o plantio até a comercialização da produção.

O Deputado Éber Machado, enfatizou os avanços que os produtores tem tido ao longo dos anos, e colocou à mesa as necessidades e potencialidades dos produtores familiares de Acrelândia.

“As demandas trazidas pelos produtores e apoiada pelo Deputado, estão em estrita consonância às políticas públicas desenvolvidas pelo poder executivo do Estado. Neste sentido, os produtores estarão sendo beneficiados de forma linear”, disse Lourival Marques.

Dentre os encaminhamentos da reunião está à construção de casas de farinha, melhorias de acessibilidade de ramais, mecanização (aração e gradagem) e destoca.  “As atividades estão se expandido para todos os municípios do Estado, e em breve a produção agrícola, estará em outro patamar, tanto no mercado interno, quanto no mercado externo” ressaltou Marques.

Para 2011, está  prevista a implementação de 70 casas de farinha, distribuídas em todo o Estado, com incremento médio anual de 1.500 hectares por ano. Até 2014, a previsão é de chegar a 7.380 hectares de área plantada de mandioca. Quanto aos ramais, serão recuperados cerca de 7.200 quilômetros, e no que diz respeito a mecanização estão sendo beneficiados 13.480 hectares em todo o Estado.
Fonte: Agencia de Noticias do Acre