Saiba como se prevenir das doenças causadas pelas enchentes

Época chuvosa aumenta risco de contaminação; Leptospirose e dengue são as mais comuns

Não deixar água parada e evitar contato com água de enchentes, são conselhos comuns conhecidos por toda a população. Mesmo assim, o risco de contaminação por doenças infecto-contagiosas, como leptospirose e a dengue, são recorrentes todos os anos, como constata o Ministério da Saúde.
Medindo 10,56 metros na manhã de ontem (4), o Rio Acre já está dando sinais de que pode obrigar moradores de áreas de risco, a se deslocarem às casas de amigos, parentes, ou ainda à abrigos providenciados pelo Governo do Estado, como ocorre todos os anos. Segundo a Defesa Civil, os bairros cujos moradores correm mais riscos de inundação são: 6 de agosto, triângulo velho, triângulo novo, Taquari, Airton Sena, Bairro da Base.
O número de pessoas sujeitas aos perigos das enchentes preocupa. Para ajudar a população a se prevenir de doenças, especialistas da Associação Brasileira dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas, recomendam atenção redobrada nesta época do ano, em que as fortes chuvas aumentam o risco das doenças transmitidas pelas pragas, e que podem ser fatais.
Entre as principais doenças, está a Leptospirose. Causada por uma bactéria chamada de Leptospira interrogans, transmitida pela urina do rato, a Leptospirose é um problema que causa dor intensa nas batatas das pernas, e os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe comum, mas podem evoluir, atacar órgãos vitais e até levar à morte.
Se a casa for atingida pela enchente, após o recuo da água, deve-se providenciar a limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos. Usando luvas, botas de borrachas ou outro tipo de proteção para as pernas e braços, descartar para a coleta pública tudo o que não puder ser recuperado e remover a lama que restou nos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos da casa, e usar solução desinfetante.
Como saber se fui contaminado na enchente?
Se você tiver algum dos sintomas listados abaixo, procure imediatamente um posto médico de saúde ou Unidades de Pronto Atendimento.
Dengue Clássico:
Doença febril aguda com duração máxima de 07 dias, acompanhada de pelo menos dois destes sintomas: dor de cabeça, dor nos olhos, dores pelo corpo, dores nas articulações, cansaço, erupção cutânea.
Febre Hemorrágica do Dengue:
Todo caso suspeito de dengue clássico com manifestações hemorrágicas.
Hepatite Viral ( A ):
Suspeito sintomático: febre, pele amarelada, mal-estar geral, fadiga intensa, falta de apetite, náuseas, vômitos, dor abdominal, urina escura, dor de cabeça.
Leptospirose:
Febre, dores no corpo, dor nas panturrilhas, vômitos, calafrios, alterações do volume urinário, congestão ocular, pele amarelada, fenômeno hemorrágico e/ou alterações hepáticas, renais e vasculares.Após a chuva a leptospirose é a principal preocupação devido à grande possibilidade de epidemia, conforme tem sido observado nos casos de inundações e enchentes e todo o Brasil.
Prevenção:
• Diminuição da população de roedores, através de medidas de anti e desratização;
• Disposição, coleta e destino adequado do lixo. O lixo a céu aberto é a maior fonte de alimento para o rato urbano, constituindo, portanto, uma importante fonte de infecção. O lixo deverá ser coletado ao longo do dia, devendo ser acondicionado, de preferência, em recipientes tampados (tambores, latas ou similares com tampa) ou sacos plásticos fechados;
Medidas de proteção individual em situações de risco:
• Usar luvas e botas de borracha e, se não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e pés, evitando o contacto da pele e de ferimentos com águas possivelmente contaminadas;
• Tratar a água dos poços e promover a limpeza das caixas d'água conforme orientação acima;
Fonte: O Rio Branco