Uno supera Gol e vira o carro mais vendido do Brasil

Depois de ameaçar o modelo da Volkswagen durante 2011, compacto da Fiat termina o 1º trimestre de 2012 à frente do rival Um tabu de anos caiu. O Gol, líder de vendas no Brasil, perdeu seu posto em 2012. O responsável por isso foi o Uno, que, com uma arrancada em março, derrubou pela primeira vez seu rival da Volkswagen.
Segundo a Fenabrave, associação das distribuidoras de veículos, o modelo da montadora italiana fechou o 1º trimestre com 59.168 unidades emplacadas contra 58.673 do Volks, diferença de 495 carros e que deve aumentar nos próximos dias, já que a entidade informou ao iG que a Fiat ainda não fechou seus números de março.
Depois ganhar uma nova geração em meados de 2010, o Uno tomou do Palio a vice-liderança e começou a perseguir o Gol. Suas vendas, somadas às do Mille, que permanece no mercado como alternativa mais barata, subiram de forma acentuada. No final daquele ano já acumulava 230 mil unidades emplacadas, que chegaram a 273 mil carros no ano passado.
Ranking: os carros mais vendidos em 2012
Enquanto isso, o Gol perdeu fôlego. Sem novidades desde o lançamento da geração 5, em 2008, o hatch empacou nas 293 mil unidades em 2010 e 2011 enquanto o mercado, aquecido, crescia.
Suspense até dezembro
O crescimento do Uno pode ser creditado a alguns fatores como uma linha de produtos mais diversificada, a preços mais em conta e um apelo entre consumidores masculinos e femininos. A Fiat também tem se mostrado mais ágil na hora de preencher algumas lacunas do mercado. É o caso da versão 2 portas, lançada no ano passado - o Gol, por exemplo, só deve tê-la no 2º semestre deste ano.
Veja mais: Conheça o novo visual de Gol, Saveiro e Voyage
Nem por isso é possível dizer que o carro da Fiat conseguirá fechar 2012 à frente do rival. A Volkswagen possui uma rede maior de lojas e o Gol ainda é visto como um produto confiável por muita gente. A mudança visual que chegará dentro de alguns meses deve colocar o modelo em evidência novamente e ajudá-lo a recuperar terreno perdido.
Calcanhar de aquiles
A liderança do Gol estava parada na garganta da Fiat há anos. A montadora italiana tirou da concorrente alemã seu último domínio no país, que era o do carro mais vendido no Brasil, e agora mantém a 1ª posição, alcançada em 2001, com certa tranquilidade. À Volks, restava lutar pela ponta entre os automóveis de passeio com o Gol e também pela produção de veículos como um todo, na qual também inclui caminhões e ônibus a soma com os carros.
Fonte: Ig