Lua aparece mais brilhante no sábado

Fenômeno conhecido como superlua acontece quando satélite fica mais próximo da TerraProximidade com a terra fará com que lua pareça 14% maior que o comum

A maior e mais brilhante lua cheia do ano será no sábado quando o satélite da Terra passará mais perto que o usual do planeta. É a chamada superlua, fenômeno que em 2012 só vai ocorrer neste sábado (5), quando o satélite vai passar cerca de 357 mil quilômetros de distância da Terra - 24.600 quilômetros mais perto que a média.
De acordo com Geoff Chester do Observatório Naval Americano, a proximidade fará com que a Lua pareça estar 14% maior. “A diferença aparente é tão pequena que será muito difícil de detectá-la a olhos nús”, disse. A distância da Lua com a Terra varia por causa da órbita elíptica da Lua ao redor do planeta.
Como qualquer outra lua cheia, a superlua parecerá maior quando estiver perto do horizonte, por causa da ilusão de ótica. Porém, será às 23h34 (horário de Brasília) que a Lua estará mais próxima da Terra. “A superlua trará marés fora do comum por causa de seu alinhamento com o Sol e a Terra, mas o efeito será modesto”, disse Chester.

Não importa o quão perto a Lua estará da Terra, psicólogos advertem que não há relação nenhuma do satélite da Terra com aumento de crimes, crescimento no número de internações em hospitais psiquiátricos, por exemplo. “Estudos que tentaram documentar alguma relação entre lua cheia e comportamento não encontra nenhuma evidência de conexão”, disse Scott Lilienfeld, da Universidade Emory, nos Estados Unidos.

Lilienfeld, autor de “Os 50 maiores mitos populares da psicologia”, disse que a noção de que a lua cheia seja encarregada de provocar comportamentos bizarros está entre os dez maiores mitos do ranking pelo fato de ser “tão difundida que ganha convicção”.

Lilienfeld afirma que o motivo para tal mito poderia estar na forma como as pessoas prestam atenção nas coisas, lembrando apenas das coincidências. “Se alguma coisa estranha acontece durante a lua cheia, as pessoas que acreditam neste mito acabam lembrando mais do fato, justamente por contar para os outros sobre esta relação . Mas quando outra lua cheia aparece e nada fora do comum ocorrer, elas parecem menos propensas a se lembrar”, disse.

(Com informações da AP)